terça-feira, 5 de agosto de 2008

Escritório de Gerenciamento de Projetos

Caros visitantes,

Estou desenvolvendo meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Administração da UEM (Universidade Estadual de Maringá) com o tema geral de Gerenciamento de Projeto e com o tema específico Escritório de Projetos.

Em breve postarei o trabalho na íntegra para possíveis contribuições para os estudantes e para os interessados em pesquisar assuntos relacionados a Escritório de Projetos.

Previsão para postagem: Novembro/2008

P.S.: O trabalho já está pronto, porém preciso ainda defender para a banca, por isso, não pretendo divulgar antes da minha avaliação, para não me prejudicar.


>>>> Pessoal. Segue o link para meu trabalho na íntegra. Não se esqueçam de referenciar caso estejam utilizando para pesquisa acadêmica:

ESCRITÓRIO DE PROJETOS: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO DE PAPEL E CELULOSE



Grata,


Cibele

quinta-feira, 26 de junho de 2008

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NAS MICROS, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS



Douglas Marcondes Fernandes

Michel dos Santos Macedo

michel.macedo@ig.com.br

Centro Universitário FIEO

Osasco - SP


Resumo

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são de grande importância para as empresas, pois permitem que sejam realizadas as integrações entre as diversas funções empresariais. Como exemplo, as funções compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção passam a trocar informação, visando a alcançar maior competitividade. Nesse sentido, deverá ocorrer a otimização dos recursos, o cumprimento dos prazos, a redução dos custos associados, etc. Tipicamente, os Sistemas de Informação Gerencial possuem preço elevado, superior a R$ 1 milhão, inviabilizando sua adoção pelas Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Nesse sentido, o artigo apresenta a concepção de uma proposta de Sistema de Gestão Empresarial direcionado às Micros, Pequenas e Médias Empresas. Para tanto, pretende-se adotar a plataforma www (World Wide Web – Internet), permitindo que essas empresas transacionem as informações entre suas funções com um pequeno investimento. Dessa forma, as Micros, Pequenas e Médias Empresas terão maior competitividade para enfrentar os desafios do mercado, além da possibilidade de geração de novos postos de trabalho.


Palavras Chave

Micros, Pequenas e Médias Empresas; Sistema de Informação Gerencial; Tecnologia da Informação.


1. INTRODUÇÃO


Segundo o IBGE (2003), uma importante contribuição das micro e pequenas empresas no crescimento e desenvolvimento do País é a de servirem de “colchão” amortecedor do desemprego. Constituem uma alternativa de ocupação para uma pequena parcela da população que tem condição de desenvolver seu próprio negócio, e em uma alternativa de emprego formal ou informal, para uma grande parcela da força de trabalho excedente, em geral com pouca qualificação, que não encontra emprego nas empresas de maior porte.

Obviamente, estes pequenos empreendedores não dispõe de capital, viabilizando a proposta de um sistema de Informação Gerencial nas Micros, Pequenas e Médias Empresas utilizando a Internet como plataforma.


2. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL


Stair (2002) diz que a finalidade principal de um SIG (Sistemas de Informação Gerencial) é a de ajudar uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que possam controlar, organizar e planejar mais eficaz e eficientemente.

Stoner (1999) informa que à medida que as funções dos CPDs (Centros de processamento de dados) passaram a se expandir para além do rotineiro processamento de massas de dados padronizados eles passaram a se chamar de SIGs. E, que os SIGs vão além da mera padronização dos dados, ajudando no processo de planejamento.

Para Laudon (2001) os SIGs, suprem os gerentes com relatórios sobre o desempenho passado e presente da empresa. Eles auxiliam o papel informativo dos gerentes ajudando a monitorar o desempenho atual da empresa e a prever o desempenho futuro, possibilitando assim que os gerentes intervenham, auxiliando o controle da empresa.

Verifica-se que os SIGs se situam no nível intermediário alto de uma organização, entretanto é muito útil na administração da informações para os níveis inferiores, bem como úteis no fornecimento de analises para o nível superior.

Stair (2002) relaciona as principais características de um SIG:

  • Gerar relatórios de saída com formatos fixos e padronizados;

  • Necessitar de solicitações formais do usuário;

  • Produzir relatórios impressos e em tela de computador;

  • Produzir relatórios programados, sob solicitação e de exceção;

  • Ter relatórios desenvolvidos e implementados por sistemas de informações pessoais, incluindo analistas de sistema e programadores de computadores;

  • Usar dados internos armazenados no sistema do computador.


Desta forma pode-se concluir que existem SIGs para diversas aplicações empresariais. Como exemplo, um SIG de marketing (Kotler, 1998) consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing. Entretanto, pode-se extrapolar esta abordagem para os outros SIGs como, por exemplo, contabilidade, engenharia, etc.

A partir das entradas podemos obter subsistemas para avaliações, relatórios intermediários ou auxiliares. As entradas podem ser internas (através dos Sistemas de Processamento de Transações – SPT e do plano estratégico) ou externas (através de informações obtidas junto a clientes, concorrentes e fornecedores).

Finalmente, a saída da maioria dos Sistemas de Informação Gerencial têm condições de emitir os seguintes perfis de relatórios:

  • Exceção: produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude da administração;

  • Programados: produzidos periodicamente (diário, semanal, quinzenal, etc) ou na ocorrência de um evento especial;

  • Solicitados: desenvolvidos para dar certas informações a pedido de um administrador.


2.1. Integração de Sistemas de Informação Gerencial


Uma coleção integrada de Sistemas de Informação Gerencial são conhecidos por Sistemas Integrados de Gestão. Segundo Rezende (2003), esses sistemas objetivam tornar possível a gestão global da empresa, utilizando para isto a sigla ERP (Enterprise Resource Planning).

Koch et al (1999) dizem que o objetivo do ERP é tentar integrar todos departamentos de uma empresa e funcionar sobre um sistema de computador único que possa servir a todas as suas necessidades específicas.

Finalmente, Koch et al (1999) dizem que o ERP corresponde a construção de um único programa de computador que serve as necessidades de computação das áreas de engenharia, finanças, industrial, marketing, recursos humanos, etc. O ERP combinaria todos os programas de computador de cada uma das áreas citadas em um único e integrado programa de computador. Este único programa de computador, a partir de um banco de dados único, permite que vários departamentos compartilhem a informação e comuniquem-se mutuamente. Desta forma, pode-se classificar o ERP como um Sistema Integrado de Gestão, uma vez que podem ser baseados em estruturas funcionais e empresariais, nas quais sua principal função é o foco na informação para que os gerentes e supervisores tomem decisões.


2.2. Implementação dos Sistemas de Informações Gerenciais


A implementação dos Sistemas de Informações Gerenciais inclui a aquisição de hardware, a compra ou o desenvolvimento do software, a preparação dos usuários, a contratação ou o treinamento de pessoal, a preparação do local e dos dados, a instalação, testes, a partida e, finalmente, a aceitação pelo usuário (Stair, 2002).

A aquisição de hardware requer a compra ou o aluguel dos recursos computacionais escolhidos junto aos fornecedores. O software pode ser adquirido de um fornecedor externo ou ser desenvolvido internamente. A preparação dos usuários e o treinamento envolvem, geralmente, a contratação de fornecedores. Finalmente, a preparação do local e das instalações, a partida e a aceitação implicam na validação total da implantação.

Rezende (2003) descreve a implementação de um sistema de informação gerencial baseado em computador como um processo contínuo que incluí o completo desenvolvimento do sistema original sugerido através do estudo de viabilidade, análise de sistema e projeto, programação, treinamento, conversão, e instalação do sistema, além da respectiva mudança organizacional. Assim, implementação é um processo que ocorre durante todo o ciclo de vida do sistema, e não meramente nas últimas duas semanas antes da conversão do sistema de computador.

Cooper e Zmud (1986) definem a implementação de um sistema de informação gerencial como um esforço organizacional para a difusão da Tecnologia da Informação apropriada dentro da comunidade do usuário. Esta suposição é baseada na idéia de que a mudança organizacional nas últimas décadas tem sido dirigida pela tecnologia, e este ligeiro e desenfreado movimento de Tecnologias da Informação dentro dos negócios das organizações tem levantado questões relacionadas à sua capacidade em administrar sua introdução. Portanto, a implementação de sistema de informação gerencial tornou-se uma preocupação administrativa importante, enfocando na efetiva difusão da Tecnologia da Informação dentro das organizações, unidades de negócios e grupos de trabalho.

Nutt (1992) descreve a implementação como uma série de passos tomados por agentes organizacionais responsáveis em planejar o processo de mudança e obter a concordância necessária para instalá-las. Para Rai e Howard (1993), o desafio para administrar o Sistema de Informação (SI) está em fazer a melhor escolha dentre as inovações e fazer com que trabalhem em ambientes organizacionais reais. O administrador do SI deve gerenciar o comportamento complexo e os processos de mudança organizacionais requeridos, transformar a existência de uma inovação em um conceito atrativo e interessante para tornar-se uma parte aceita da prática de projeto.

Assim Bikson e Eveland (1990) definem como uma implementação do processo de SI o esforço para instalar uma tecnologia disponível dentro de uma unidade organizacional em funcionamento. Stair (2002) define implementação de sistemas como tarefas executadas para que um sistema já projetado, possa ser instalado e deixado pronto para funcionar, inclusive a preparação do usuário, a contratação e o treinamento de pessoal. Laudon (2001), por fim, conceitua implementação como sendo as atividades organizacionais trabalhando à adoção, administração, e padronização de uma inovação.


2.3. Causas de Sucesso ou Falha dos Sistemas de Informação Gerencial


Rezende (2003) afirma que uma classificação exata dos problemas dos SI (Sistemas de Informação) é difícil de ser feita, pois suas falhas são multidimensionais, envolvendo vários domínios:

  • Dados: lida com a natureza e o conteúdo dos dados processados e comunicados pelo sistema;

  • Organização: captura a natureza e o conteúdo das regras organizacionais e a forma como as tarefas e as atividades organizacionais são executadas;

  • Técnico: inclui os meios físicos e o conhecimento técnico computacional, no qual as tarefas são executadas, Tecnologia da Informação, mídia de armazenamento, ferramentas e métodos para projetar e implementar os sistemas de computador;

  • Usuário: identifica a habilidade, competência, característica de personalidade e fator motivacional que diretamente ou indiretamente estão envolvidos.


O foco está no comportamento, expectativas, responsabilidades, autoridade, e performance das tarefas e dos membros de uma organização. Lyytinen e Hirschheim (1987) também discutem razões para SI estarem falhando dentro daqueles domínios, dividindo-se então dentro de quatro grupos característicos:

  • Ambiente de desenvolvimento: cobre o ambiente cultural e social e as suas respectivas interações com o SI;

  • Ambiente: considera os domínios organizacionais, dividindo-os em três classes: indivíduo, razões ambientais e organizacionais;

  • Processo de implementação: lida com aspectos reconhecíveis do projeto e do processo de implementação, métodos, organização e suas deficiências possíveis;

  • SI: aborda os aspectos que são tipicamente pensados como sendo o próprio SI e as características que os levam a falhar.


De acordo com Laudon (2001) um Sistema de Informação falha quando não desempenha como esperado, ou não está operacional por um tempo especificado, ou quando não é utilizado no caminho para o qual foi pretendido. Dentro desta abordagem Laudon (2001) relata que os sistemas de informação podem falhar quando apresentam problemas em quatro áreas específicas, a saber:

  • Custo: acima do orçamento e não justificável pelo valor da informação que prover;

  • Dados: imprecisão ou inconsistência da informação, a qual pode ser ambígua ou errônea;

  • Operações: informação não provida em tempo e de maneira eficiente, trabalhos que abortam freqüentemente, sistema on-line operando inadequadamente porque o tempo de resposta é muito longo;

  • Projeto: falha em capturar os requisitos essenciais do negócio, falha em melhorar a performance organizacional, apresentação de grupos errados/inadequados de dados, interface pobre com o usuário e incompatibilidade com a estrutura, a cultura e os objetivos da organização.


2.4. Medidas de Sucesso em Sistemas de Informação


De acordo com Laudon (2001), vários critérios têm sido desenvolvidos para se estabelecer as medidas de sucesso, sendo consideradas importantes as seguintes:

  • Alcance dos objetivos: extensão na qual o sistema especificado tenha atingido suas metas, refletida pela melhora da performance organizacional e da tomada de decisão;

  • Aprovação: por parte dos usuários e do pessoal de sistemas de informação;

  • Retorno financeiro: reduzindo os custos ou pelo aumento das vendas ou lucros;

  • Satisfação do usuário: medida através de questionários ou entrevistas, incluindo opiniões dos usuários sobre a precisão, conveniência e relevância da informação na qualidade de serviço, e na programação das operações;

  • Uso do sistema: medido através de avaliações dos usuários com o emprego de questionários ou monitoração de parâmetros, tal como o volume de transações on-line.


O conceito dos níveis de produção descritos pela teoria de comunicação demonstra a natureza seqüencial da informação. Nesse sentido, o SI cria uma informação que é comunicada ao receptor, o qual pode ou não ser influenciado. Dessa forma, a informação flui por uma série de estágios de produção através do seu uso ou consumo para sua influência individual e/ou desempenho organizacional. Sugere-se então serem necessárias a separação das medidas de sucesso para cada um dos níveis de informação.

Investigadores deveriam sistematicamente combinar medidas individuais das categorias de sucesso de SI para criar um instrumento de medida geral. A seleção de medidas de sucesso também deveria considerar as variáveis de contingência, como a existência de variáveis independentes pesquisadas, a estratégia organizacional, estrutura, tamanho e ambiente das organizações a serem estudadas; a tecnologia que é empregada e as tarefas e características individuais do sistema sob investigação.


2.5. Gerenciando a Implantação de Sistemas de Informação Gerencial


Em Laudon (2001) afirma que nem todos os aspectos de um processo de implementação podem ser controlados e planejados. Vários procedimentos, estratégias e metodologias têm sido criadas para a resolução de problemas específicos. Os implementadores devem adotar uma abordagem de contingência para o gerenciamento dos projetos. Assim, Laudon (2001), descreve três técnicas básicas de gestão do projeto que serão determinadas pelo grau de risco envolvido:

  • Ferramentas de integração externa: aplicadas ao projeto com estrutura pequena, no qual se deve envolver os usuários em todos os estágios. Os usuários devem ser mobilizados para suportar uma de muitas opções de projeto para se adotar um deles.

  • Ferramentas de integração interna: aplicado a projetos com alto nível de tecnologia. O sucesso de todo o projeto depende do gerenciamento da tecnologia. Os líderes do projeto devem ter experiência técnica e administrativa para gerenciar os problemas.

  • Planejamento formal e ferramentas de controle: aplicado a projetos com uma alta estrutura e baixa tecnologia, apresentando baixo risco. O projeto é fixo, estável e não tem qualquer desafio técnico. No caso de um grande projeto, sua gestão pode ser executada pelo planejamento formal e pelas ferramentas de controle como o PERT (Program Evaluation and Review Technique) ou o gráfico de GANTT. Essas técnicas podem ajudar os administradores a identificarem gargalos e avaliarem impactos de mudanças no planejamento do projeto de implementação.


Como descrito anteriormente uma das grandes causas do insucesso da implantação dos Sistemas de Informação é a resistência do usuário. De acordo com Laudon (2001) temos que os pesquisadores explicam a resistência do usuário com três teorias:

  • Teoria da interação: a resistência é causada pela interação entre o sistema e as pessoas, as quais têm receio de perder o poder ou o status dentro da organização. Assim é necessário, resolver os problemas organizacionais antes da implementação, reestruturar incentivos para usuários e promover a participação do usuário quando necessário.

  • Teoria orientada ao sistema: diz respeito ao projeto do sistema, no qual sua interface com o usuário não é amigável. O problema pode ser resolvido com a educação, melhoria da interface do sistema/usuário, participação do usuário (na aprovação do projeto) e realização de modificações para que o sistema se adapte à organização apropriadamente.

  • Teoria orientada às pessoas: diz respeito ao próprio usuário, sua falta de conhecimento do sistema, dificuldade ou recusa no aprendizado. Nestes casos podemos aplicar os seguintes procedimentos inerentes à pessoa do usuário: educação (treinamento), coerção (ordem e política), persuasão e participação do usuário (para obter colaboração);

3. PROPOSTA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Neste item são apresentadas as principais características do Sistema de Informação Gerencial proposto.

O sistema proposto deverá fazer uso de tecnologias modernas:




  • Ambiente operacional gráfico;

  • Banco de dados;

  • Ferramentas de desenvolvimento de última geração;

  • Rede local de computadores.


O sistema proposto fará uso de conceitos modernos


, como por exemplo:

  • Centro de Resultados;

  • Não Redundâncias;

  • Totalmente Integrado;


  • Visão de todos os recursos da empresa.


Uma vez que a informação é digitada, a mesma será utilizada automaticamente pelos demais módulos, ou seja, deverá permitir a sua total integração. Como exemplo de integração podemos ter uma mesma informação sendo manuseada simultaneamente pelas seguintes áreas:

  • Contabilidade: receitas; saída do estoque; impostos;

  • Estoque: baixa das quantidades; registro das movimentações (o que saiu, quando, qual documento, como); cálculos de custo médio e do custo da venda;

  • Finanças: títulos a receber; estatísticas dos clientes (maior compra, última, maior acúmulo, etc.); razão auxiliar; fluxo de caixa;

  • Fiscal: livro fiscal; registro de saídas.


Como exemplo de detalhamento, o módulo financeiro (FI) deverá conter:

  • Centro de resultados;

  • Contas a pagar;

  • Contas a receber;

  • Controles gerenciais;

  • Fluxo de caixa;

  • Integração bancária;


  • Tesouraria e bancos.


No caso do módulo de recursos humanos, a evolução deste modulo tem sido enorme nos últimos anos, transformando os sistemas de folha de pagamento em completos sistemas de RH, envolvendo alto volume de cálculos e dados, periodicidade quinzenal e necessidade de um processamento rápido, fazendo com que este setor fosse o primeiro a ser informatizado.

A folha de pagamento foi sem dúvida o sistema que rapidamente se adaptou aos novos recursos do processamento de dados. As leis trabalhistas (CLT - Consolidação das Leis do Trabalho) fizeram com que os programas da folha de pagamento, se colocassem entre os mais difíceis de serem desenvolvidos e mantidos, exigindo sempre um grupo especializado de programadores.

A integração entre o setor financeiro e o de recursos humanos visa otimizar o destino de outros recursos da empresa, igualmente escassos e difíceis de se obter, tais como pessoas, como dinheiro. Por isso há a necessidade deste setor conhecer onde está cada centavo da empresa, qual sua liquidez e disponibilidade, assim obtendo maior giro e melhor retorno sobre o capital investido, através da ferramenta ERP.

No caso do módulo de telemarketing, direcionado à área de televenda, constituem importantes elementos:

  • Comissão de vendas;

  • Cupom fiscal;

  • Estatística de clientes;

  • Estatística de produto;

  • Expedição;

  • Faturamento;

  • Notas fiscais;

  • Orçamentos;

  • Pedidos de vendas.


Finalmente, o sistema proposto fará uso das novas tendências em software de gestão


, as quais representam o estado da arte na melhoria dos métodos de gestão das empresas, devendo tornar-se fundamentais para os sistemas de gestão empresarial nos próximos anos, como por exemplo:

  • BI (Business Inteligence): inteligência dos negócios;

  • CRM (Customer Relationship Management): gestão das relações com os clientes;

  • Data Warehouse: armazenamento de grandes volumes de dados;

  • EIS (Executive Information System): sistema executivo de informação, o qual fornece ao nível da diretoria as informações sobre a situação da empresa;

  • SCM (Supply Chain Management): gestão da cadeia de suprimentos;

  • Workflow: acompanha a situação de um processo durante todo seu ciclo.


O conceito de empreendedorismo foi adotado no Brasil com a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade de diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para a popularidade do termo.

Quem tem um pequeno negócio, mas não possui capital suficiente para gastar com publicidade deveria prestar mais atenção na Internet. As microempresas estão perdendo uma excelente oportunidade de divulgar a marca de seus produtos ou da sua empresa na Internet, buscando maior visibilidade através de um site próprio. Em alguns casos, os clientes teriam acesso aos produtos da empresa de qualquer parte do mundo. Com um domínio registrado, a empresa teria um endereço, como por exemplo, www.nomedaempresa.com.br, além de e-mails personalizados, como vendas@nomedaempresa.com.br, o que significa maior fixação da marca que deseja divulgar.

Portanto, a criação de um Sistema de Informação Gerencial para as Micros, Pequenas e Médias Empresas baseado na Internet surge como uma opção viável, considerando os baixos custos requeridos e o grande potencial oferecido por esta plataforma.


4. CONCLUSÃO


Não é mais possível imaginar-se atualmente sem que se faça o uso de algum tipo de sistema de informações baseados em computador. Tal situação se comprova pela enorme gama de variáveis e de dados que os administradores tem registrar, agrupar, estruturar e analisar, para uma efetiva tomada de decisões.

Neste contexto a importância dos sistemas aliados aos novos canais disponibilizados de transmissão de dados, som, imagens, representados pelas tecnologias de telecomunicações, tornam mais complexa a escolha e a conseqüente implantação de software de gestão, integrados ou não e seus elementos.

Considera-se ainda a necessidade organizacional de implementar estes sistemas quando necessários na maior velocidade possível, criando assim um complicador que tem que ser resolvido sob a penalidade de todo o trabalho ser inócuo. Esse complicador, que é o usuário, deverá ser eficaz e efetivamente treinado para que as soluções implantadas obtenham o retorno financeiro almejado.

Assim, o enorme impacto da utilização de um SIG (Sistema de Informação Gerencial), é majorado pela utilização de ferramentas, atuando como pré-customizadores, e metodologias nas implantações nas empresas, que passam a ser cada vez mais "pré-fabricadas", incidindo fortemente sobre os processos, a forma de operação das empresas, sua estrutura organizacional e sua cultura, alterando ou afetando as competências centrais e, portanto, seu posicionamento competitivo e, mais à frente, a estratégia de atuação no mercado.

Apesar das atuais tendências às padronizações, as considerações relativas à implantação de sistemas de gestão integrados ou não se mantém, sempre às vistas das necessidades dos usuários e das organizações e devem ser profundamente analisadas viablizando, dessa forma, a adoção da plataforma Internet.



Bibliografia


Bikson, T. K., Eveland., J. D. The Interplay of Work Group Structures and Computer Support, em Kraut, R., Galegher, J., Egido, C. (eds.), Intellectual Teamwork. New Jersey: Erlbaum, 1990.

Cooper, R. B., Zmud, R.W., Information Technology Implementation Research: a Technological Diffusion Approach. Management Science (32), p.554-571, 1986.

IBGE. As Micros e Pequenas Empresas Comerciais e de Serviços no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2003.

Koch, W. W. Gerenciamento Eletrônico de Documentos: Conceitos, Tecnologias e Considerações Gerais. São Paulo: CENADEM, 1999.

Kotler, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 1998.

Laudon, K. C. Gerenciamento de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

Lyytinen, K., Hirschheim, R., Information Systems Failures - A Survey and Classification of the Empirical Literature. Oxford Surveys in Information Technology, vol 4, p.257-309, 1987.

Nutt, P. C. Managing Planned Change. New York: Macmillan, 1992.

Rai, A., Howard, G. S. An Organizational Context for Case Innovation. Information Resources Management Journal. 6 (3), p.21-34, 1993.

Rezende, D. A. Tecnologia da Informação aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2003.

Stair, R. M. Princípios de Sistemas de Informação: uma Abordagem Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

Stoner, J. A. F. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 1999.


Questionário de Revisão de STIO

ACADÊMICA: CIBELE DOS SANTOS DE OLIVEIRA




Questionário de Revisão de STIO


1. Procure relacionar “inovação tecnológica” com “competitividade empresarial” sob um ponto de vista “defensivo”. Repita agora o exercício, considerando um ponto de vista “agressivo”.


A inovação tecnológica do ponto de vista defensivo, aumenta a competitividade empresarial, pelo qual as informações e os produtos são mais rápidos e precisos. Do ponto de vista agressivo, faz com que os equipamentos se tornem obsoletos em menos tempo que anteriormente.


2. Porque a substituição do “cartão ponto” pelo “ponto digital” não é, meramente, uma substituição operacional?


Porque a substituição não é só no equipamento em si, mas também traz informações mais rápidas e precisas, pois anteriormente era preciso controlar as faltas e horas extras, por exemplo, de forma manual, agora o ponto digital traz essas e outras informações para a organização quando o funcionário passa seu cartão no terminal.


3. Diferencie “Internet” de “Web”. Qual a base tecnológica de cada uma?


Internet (Hardware) é a rede mundial de computadores, ou seja, é o compartilhamento das informações por meio dos computadores interligados por meio da web (Software), que é um sistema para exploração da Internet usando hiperlinks.


4. Identifique mudanças impostas por inovações tecnológicas nos ambientes operacional, dos trabalhadores do conhecimento, tático e estratégico de uma organização.


O Próprio exemplo do cartão ponto substituído pelo ponto digital pode ser citado nesta resposta por se tratar da mesma mudança.



5. O administrador deve ter sempre um olhar para o futuro . Estamos no final da era PC, então como usar (no ambiente organizacional) a tecnologia “wireless” que acena como forte tendência?


A era “wireless” (Sem cabo) não tem o computador apenas preso em uma mesa, agora tem-se computadores de mão, portáteis, que são os notebooks, celulares, palm tops, esses equipamentos também podem ser conectados a rede, seja LAN ou Internet, sem fio, via rádio.



6. O código de barras, marco de uma tecnologia de grande penetração será substituído por um microchip. Exemplifique as possíveis repercussões desse fato para alguns setores funcionais de uma empresa.


Os setores de estoque poderão usar o método just in time permitindo trabalhar com níveis mínimos de estoque, setor de vendas terá mais informações em tempo real de seus clientes, bem como setores de logística também.



7. Estabeleça a diferença entre TI (Tecnologia da Informação) e SI (Sistema de Informação).


A TI compreende a tecnologia de captura, armazenamento, recuperação, tratamento, exibição e transmissão de informações nos sistemas que a empregam, visando apoiar o planejamento, controle, coordenação e o processo decisório nas organizações .

A SI é um conjunto de componentes que interagem para Processar, Classificar, Organizar e Calcular, as informações com o objetivo de torná-las mais Simples, relevante, em tempo, completa, precisa, confiável, flexível, verificável e econômica.

.


8. Sendo SIBC um “sistema”, quais são os seus componentes (que interagem) e quais as características da informação valiosa, sendo essa o seu objetivo ?


Os componentes são hardware, software, usuário, informação, comunicações, armazenagem, procedimentos, segurança, para que em um conjunto, possam tornar a informação valiosa, de forma simples, relevante, em tempo, confiável, precisa, flexível, verificável e econômica.



9. Quais os impactos da TI no ambiente empresarial, no que diz respeito à forma de executar um trabalho administrativo ?


Reduz significativamente os custos de comercialização, distribuição e serviços a clientes, permite melhorar a coleta de informações, customização de maneira inovadora; a comunicação representa um novo canal de venda e distribuição para os produtos; novas oportunidades de negócios, baseado na ampla disponibilidade das informações. a TI proporciona vantagens de custos, diferenciação de produtos e serviços, melhora relacionamento e permite a entrada mais fácil em alguns mercados.



10. Apresente exemplos de mudanças internas que a TI pode provocar numa organização.


No escritório informatizado, os manuscritos do diretor, datilografados pela secretária e enviados através do office-boy, passaram a ser diretamente editados (a partir de modelos cadastrados), enviados e respondidos (por meio eletrônico) em tempo factível.

11. Apresente exemplos que envolvam mudanças no relacionamento externo de uma empresa, como resultado da adoção de soluções próprias da TI.


A comunicação entre cliente e fornecedor torna-se mais direta por meio da Internet, via e-mail ou Home Page, para pedidos, sugestões, reclamações, etc.



12. Quais as expectativas mais comuns sobre o emprego TI no ambiente empresarial segundo “senso comum”?


É que a TI com sua evoluçao faz desaparecer vários postos de trabalho. No entanto, também faz nascer novos postos de trabalho com mão-de-obra qualificada e especializada em determinadas áreas.



13 – A história da TI pode explicar alguns comportamentos atuais, em relação a sua adoção na gestão empresarial. No contexto do surgimento das diferentes categorias de computadores, quais reflexos para a atividade empresarial?


As atividades empresariais passam a ser mais dinâmicas, se tem mineração de regra de conhecimento, facilita na tomada de decisões, a rapidez das informações em tempo real, banco de dados que facilitam as estratégias, etc. Hoje pode-se levar em uma reunião uma quantidade enorme de informações via notebooks, sendo que antes, seria impossível, nem mesmo levando um armário de informações impressas resolveria, pois para procurar as informações seria mais demorado, etc.



14 – Quais os impactos do Sistema Operacional Windows sobre os usuários e empresas? E quanto ao Internet Explorer?


O Windows inovou com sua interface gráfica que é mais intuitiva, sem ter que decorar comandos, consegue apresentar mais informações na mesma área do monitor que o ambiente DOS, tornando-as mais fáceis seu acesso e o uso das informações. Quanto ao Internet Explorer foi um acesso mais fácil a Internet, permitindo a interface gráfica também na Internet.



15 – O que você entende por “Gestão da TI” numa organização? É o mesmo que “Gestão da Informação”? Explique.


Gestao da TI inclui Hardware, infra estrutura para controle e manipulacao da informacao.

Getao da Informacao cuida mais da conssistencia da inforacao, da maneira e organizacao, armazenagem da informaçao, níveis de segurança.



16 – Por que é possível afirmar que a tecnologia de redes de computadores é a mais representativa da “Sociedade da Informação”?


Permite a troca de informacoes entre usuarios de forma bastante dinâmica e em tempo real. Pelo seu computador vc acessa informaceos de milhoes de computadores interligados ao redor do mundo, Tem o efeito multiplicativo da informação.



17 – Que critérios você usaria para escolher os componentes do seu computador para dar suporte aos objetivos do sistema de informação?


Tem que ser escolhidos de acordo com os requisitos de hardware do Sistema de Informação de preferência com sobre dimensionamento para que não seja necessário trocar o computador para as futuras versões do sistema, que podem ser mais pesadas.

Caso houver armazenamento local, é necessário um HD com capacidade suficiente.

Para o processamento das informações localmente, deve haver capacidade de memória RAM suficiente como no caso dos sistemas Cliente servidor (client server). O processador deve ser suportar o processamento local.

Já para sistemas Terminal Server são bem menos exigentes quanto a memória RAM, porque o processamento é no servidor. Monitor e placa de vídeo tem que suportar a resolução mínima da interface gráfica do sistema de informação.



18 - Discuta a funcionalidade e a importância de dois dispositivos de entrada e dois dispositivos de saída.


Dispositivos de Entrada: Leitor de código de barras (Scanner de mão) a informação entra de forma mais ágil, pois dispensa a digitação da informação, permitindo consultas rápidas; Leitor de Cartão Magnético permite acessar, ler e alterar as informações do cartão magnético.

Dispositivos de Saída: Datashow permite a visualização e projeção das informações e animações do computador para grandes telas, de forma que várias pessoas recebam a informação ao mesmo tempo, mais utilizada em palestras e apresentações; Impressora transfere as informações do computador para uma mídia mais barata, leve, portátil e que retém informação por longos períodos.



19 – Discuta a capacidade e a portabilidade do armazenamento secundário.


Armazenamento Secundário: É uma mídia que pode ser transportada, porem quanto mais portátil é o armazenamento secundário, menos capacidade de informação ele tem.



20 – Quais as características dos dois Sistemas Operacionais mais populares?

O Windows é um Sistema Operacional em que é caracterizado por ser um Software proprietário, ou seja, o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licença de uso.

Já o LINUX é um Sistema Operacional em que a licença de uso é livre e todos que têm conhecimento de programação podem contribuir para a evolução e aperfeiçoamento do mesmo.



21 – Pesquise os seguintes termos associados ao Software: OLÉ, groupware, software proprietário.


OLE - é a interligação e incorporação de objetos. Com a OLE é possível criar uma ligação dinâmica entre o documento de origem e o documento de destino, de modo que as alterações do documento de origem se reflitam automaticamente sobre o documento de destino.

Groupware - Nome pelo qual são conhecidos, em conjunto, os programas aplicativos cujo objetivo é aumentar a cooperação e a produtividade de pequenos grupos de trabalho. É um conjunto de software que integra o grupo de trabalho.

Software proprietário - ë quando o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licensa de uso.



22 – Quais as características das linguagens de ultima geração?


Elas têm GUI (Grafic User Interface) - permite misturar códigos de programa com interfaces gráficas, que podem responder a eventos realizados pelo usuário como um click de um mouse ou mudança de foco de campo, para que não se tenha que decorar comandos. Tem recursos de orientação a objetos, podendo ter orientação a eventos, permite desenvolver interfaces para Web, com reaproveitamento de códigos fontes.


Questões de TI (3)

Questionário de Revisão de STIO – Prova 3


33. O texto estudado (a) apresenta uma abordagem dos SI que integra organização-administração-tecnologia e (b) considera que as empresa têm dois problemas a resolver: (i) gerenciar as forças e grupos internos e (ii) lidar com seu ambiente geral. Monte um quadro para explicar como, no contexto dos SI, cada um dos 3 componentes de (a) pode atuar para resolver os 2 problemas listados em (b).


Uma empresa gera produtos ou serviços com o intuito de gerar lucros. Para tal objetivo, as organizações têm utilizado a tecnologia para facilitar os processos operacionais e estratégicos. Através dos Sistemas de Informações as empresas utilizam menos recursos para atingirem a mesma ou até uma maior quantidade de trabalho. Toda empresa tem dois problemas genéricos como citado na questão. No contexto dos SI, a tecnologia pode ajudar a solucionar problemas como integrar as áreas funcionais e os níveis hierárquicos, de modo que as informações sejam compartilhadas e as funções organizacionais não operem independentes umas das outras.



34. Explique o que é a “visão da organização através dos processos empresariais” . Porque os bancos de dados são fundamentais para sua implantação? E as redes de computadores?


A visão da organização é como a empresa interpreta suas atividades inter-relacionadas em diversas áreas funcionais através dos processos empresariais que refletem as maneiras específicas pelas quais a organização coordena o trabalho, a informação e o conhecimento para produzir um produto ou serviço de valor, estimulando a eficiência e a competitividade por ser orientada ao cliente e à ação. Os bancos de dados são fundamentais porque os Procedimentos Operacionais Padrão criam regras e procedimentos padronizados que acabam necessitando de um SI de forma a organizar as informações. Assim como as redes de computadores que compartilham essas informações ou integram-na com todas as áreas funcionais..



35. Explique a proposta do sistema de produção ”just-in-time” e como os SI podem efetivamente apoiar sua implantação, considerando a abordagem que integra organização-administração-tecnologia.


O sistema de produção just in time significa trabalhar com o mínimo de estoques possível gerando economia de recursos. Os SIs podem apoiar a implantação da produção just in time integrando diversos sistemas de automação informatizados, utilizando computadores e tecnologia da comunicação para integrar as informações de estoques, vendas e produção, ligando o fornecedor ao cliente através de outros sub-sistemas de modo a compartilhar estas informações.



36. Porquê, além da remessa, a UPS apresenta várias opções de rastreamento de encomendas?


Para que o cliente possa ter um maior controle sobre o andamento da entrega das encomendas aprimorando assim o atendimento aos clientes, reduzindo custo simplificando e alinhando as operações da UPS.



37. Liste as tecnologias empregadas pela UPS?


A Tecnologia que dá apoio ao sistema da UPS consiste em computadores de mão, leitores de códigos de barras, redes de comunicação com fio e sem fio, computadores comuns, o computador central da UPS, tecnologia de armazenagem de dados relativos às encomendas, software interno e de rastreamento da UPS e software de acesso à Web.



38. Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia empresarial da UPS?


O resultado é uma solução de SI para o desafio da empresa, que é proporcionar alto nível de serviço com preços baixos diante da acirrada concorrência.



39. O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis (avalie a estratégia de investimentos em tecnologia da UPS)?


A UPS com certeza não seria a maior empresa de encomendas como ela é atualmente. O diferencial dela em relação as demais é a informação das encomendas em tempo recorde, através do monitoramento e rastreamento das encomendas, criando uma boa impressão e uma imagem de confiança e credibilidade para o cliente. A agilidade na entrega não é o diferencial diante da concorrência que atua no mesmo ramo, mas sim o acesso as informações que o cliente tem de suas encomendas.



40. Avalie a estratégia da UPS em subsidiar sua tecnologia.


Ao subsidiar sua tecnologia a empresa pode obter os resultados do investimento mais rapidamente do que terceirizar o processo de desenvolvimento de nova tecnologia. Com a adoção de novas tecnologias, a empresa consegue se sobressair em relação à concorrência de forma a ser um diferencial para a escolha do cliente.



41. Como é possível distinguir um SPT dos demais SI em uma organização?


Um SI é um sistema, automatizado ou manual, que compreenda pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário. Um SPT também é um SI que registra e processa transações, gerando e transmitindo documentos e relatórios. Um SPT dá apoio e monitoração às negociações e geração e armazenamento de dados relacionados à entrada, processamento e saída.



42. Suponha que em uma empresa tenha-se decidido pela informatização através de um SPT. Quais seriam os requisitos fundamentais?


Entrada de dados: é necessário mecanismos de captação como scanners, PDV, códigos de barras, digitação de dados.

Processamento e armazenamento de dados: necessários servidores e computadores com memória e capacidade de armazenamento de informações eficaz suficiente para a grande quantidade de entrada e saída de transações, para a captação eficiente dos dados.

Saída de dados: para a produção de documentos, registros e relatórios, impressoras ou outros dispositivos de saída de acordo com a necessidade e a empresa.



43. Embora a base de dados de um SPT apresente alto potencial de problemas relacionados com segurança, pode também contribuir para o planejamento estratégico de uma empresa. Comente.


O SPT é vunerável em relação à segurança do acesso e manipulações das informações, no entanto, os SPTs dão suporte mais frequentemente à eficiência da organização, assegurando que as tarefas rotineiras sejam bem feitas, proporcionando maior qualidade e produtos melhores, atendimento superior aos clientes, melhor gerenciamento da informação, aperfeiçoamento de previsões e planejamento.



44. Reveja as características gerais dos SPTs e analise a planilha do Sr. Nicola frente a estas características.


A planilha do Sr Nicola é um sistema simples de SPT, pois existe a entrada de dados, com os pedidos, o processamento e a saída que seria relatórios de recebimentos, pedidos, faturamento, dentre outros.

Questionário de Revisão de STIO – Prova 2


17 – Que critérios você usaria para escolher os componentes do seu computador para dar suporte aos objetivos do sistema de informação?


Tem que ser escolhidos de acordo com os requisitos de hardware do Sistema de Informação de preferência com sobre dimensionamento para que não seja necessário trocar o computador para as futuras versões do sistema, que podem ser mais pesadas.

Caso houver armazenamento local, é necessário um HD com capacidade suficiente.

Para o processamento das informações localmente, deve haver capacidade de memória RAM suficiente como no caso dos sistemas Cliente servidor (client server). O processador deve ser suportar o processamento local.

Já para sistemas Terminal Server são bem menos exigentes quanto a memória RAM, porque o processamento é no servidor. Monitor e placa de vídeo tem que suportar a resolução mínima da interface gráfica do sistema de informação.



18 - Discuta a funcionalidade e a importância de dois dispositivos de entrada e dois dispositivos de saída.


Dispositivos de Entrada: Leitor de código de barras (Scanner de mão) a informação entra de forma mais ágil, pois dispensa a digitação da informação, permitindo consultas rápidas; Leitor de Cartão Magnético permite acessar, ler e alterar as informações do cartão magnético.

Dispositivos de Saída: Datashow permite a visualização e projeção das informações e animações do computador para grandes telas, de forma que várias pessoas recebam a informação ao mesmo tempo, mais utilizada em palestras e apresentações; Impressora transfere as informações do computador para uma mídia mais barata, leve, portátil e que retém informação por longos períodos.



19 – Discuta a capacidade e a portabilidade do armazenamento secundário.


Armazenamento Secundário: É uma mídia que pode ser transportada, porem quanto mais portátil é o armazenamento secundário, menos capacidade de informação ele tem.



20 – Quais as características dos dois Sistemas Operacionais mais populares?

O Windows é um Sistema Operacional em que é caracterizado por ser um Software proprietário, ou seja, o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licença de uso.

Já o LINUX é um Sistema Operacional em que a licença de uso é livre e todos que têm conhecimento de programação podem contribuir para a evolução e aperfeiçoamento do mesmo.



21 – Pesquise os seguintes termos associados ao Software: OLÉ, groupware, software proprietário.


OLE - é a interligação e incorporação de objetos. Com a OLE é possível criar uma ligação dinâmica entre o documento de origem e o documento de destino, de modo que as alterações do documento de origem se reflitam automaticamente sobre o documento de destino.

Groupware - Nome pelo qual são conhecidos, em conjunto, os programas aplicativos cujo objetivo é aumentar a cooperação e a produtividade de pequenos grupos de trabalho. É um conjunto de software que integra o grupo de trabalho.

Software proprietário - ë quando o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licensa de uso.



22 – Quais as características das linguagens de ultima geração?


Elas têm GUI (Grafic User Interface) - permite misturar códigos de programa com interfaces gráficas, que podem responder a eventos realizados pelo usuário como um click de um mouse ou mudança de foco de campo, para que não se tenha que decorar comandos. Tem recursos de orientação a objetos, podendo ter orientação a eventos, permite desenvolver interfaces para Web, com reaproveitamento de códigos fontes.



23. No caso da Mr. Sweepers, o que precipitou a pela informatização da empresa? Para a CEO, o que seria fundamental em uma solução? Que critérios este caso sugere para avaliação dos resultados da informatização?


Há dois anos os empregados estavam se perdendo em meio aos catálogos de relaçao de peças que eles comercializavam, dificultando a agilidade no atendimento aos clientes. Sem falar que a empresa tinha tres armazéns em locais diferentes, o que dificultava também a monitoraçao dos produtos. Para a CEO ela alegava que precisava de um software de fácil acesso e manuseio para os vendedores e mecânicos usarem, facilitando os problemas citados anteriormente. Neste estudo de caso, o sistema ajudou a reduzir despesas gerais e controle de estoques, planejamento do ciclo de pedidos, histórico de vendas e relacionamentos com os clientes, diminuiu o volume de estoque, passando a trabalhar no método Just In Time.




24. Quais subsistemas foram considerados na solução da Mr. Sweepers? Mostre que a solução adotada contempla uma “visão integrada”. Esta forma (integrada) implica necessariamente em trabalhar “on line” e “real time”?


O sistema adotado pela Mr Sweepers fez com que vários setores trabalhassem de forma integrada, compartilhando informações e facilitando a tomada de decisões, como foi o caso de planejar a diminuir o volume de estoques pela metade, compartilhar e acompanhar tarefas como faturamento, recebimento, fornecedores etc. Os subsistemas envolvidos foram Estoques, Compras, Vendas e Produção. Trabalhar de forma integrada, não necessáriamente implica em trabalhar on line e real time, mas também em compartilhar as informações rotineiras, facilidade na tomada de decisão, no relacionamento com clientes e fornecedores, etc.




25. Que resultados conseguidos pela Mr. Sweepers atendem ao controle? E à racionalização de recursos? E ao uso estratégico?


Controle: relação dos produtos disponíveis na empresa, despesas de modo geral, volume de estoque, em que pode-se verificar quais itens estão acabando ou com maior giro.

Racionalização de recursos: Diminuição da quantidade de mercadorias em estoque, possibilitando trabalhar com níveis mínimos de estoque.

Uso estratégico: planejamento dos ciclos de pedidos, calcular o tempo médio gasto entre o pedido aos fornecedores e a chegada de materiais até a empresa, aumento no faturamento, pois ajuda o cliente a lembrar do que foi comprado das últimas vezes.




26. Co o SI da Mr. Sweepers, se uma máquina reparada volta, pode-se descobrir quem fez o quê. Pense a respeito e indique possíveis dados necessários (e suas fontes) para geração de um relatório.


Para controlar esta questão que envolve qualidade do serviço prestado, faz-se necessário por exemplo, um controle por meio de relatórios que devesse constar informações como data do serviço, descrição do serviço, peças utilizadas, mecânico responsável, nome do cliente. Dessa forma, quando surgisse uma eventual reclamação ficaria mais fácil identificar quem fez e o problema que causou, como por exemplo pode ser defeito de uma peça para assim fazer uma possível devolução de lote para o fornecedor, ou identificar quando um funcionário precisa de mais qualificação para o serviço, que poderia ser resolvido por meio de treinamentos..



27. Identifique, dê um nome apropriado para cada fase de crescimento da empresa do Sr. Nicola e indique,para cada uma delas, os instrumentos de controle adotado.


Fase individual: o Sr Nicola era sozinho em seu negócio, sem nenhum funcionário, assim ele mesmo tomava as decisões, atendia o cliente e fazia o serviço.

Fase com o aprendiz: Sr Nicola não estava mais dando conta do serviço sozinho, por isso contratou um aprendiz para lhe auxiliar em alguns serviços operacionais.

Fase gerencial: Sr Nicola deixa de trabalhar na produção, contrata mais pessoas para dar conta dos pedidos, que fica sob sua supervisão direta, então ele fica apenas com a função gerencial, desiginando tarefas e organizando as demais funções administrativas.

Fase da grande corporação: a empresa deixou de apenas consertar, para também fabricar calçados, então Sr Nicola contratou mais pessoal, instalou várias lojas e uma nova fábrica. Ele agora não se envolvia diretamente com a execuçào das operações, criou novos departamentos e gerenciava e supervisionava mediante a relatórios.




28. Na última fase descrita para a empresa do Sr. Nicola, identifique os subsistemas funcionais e os correspondentes SIs, indicando as informações que neles trafegam.


Compras: realizava as compras de todos os materiais utilizados na produção e consertos de sapatos, trabalhando de forma integrada com o setor de estoque e financeiro.

Financeiro: realizava o pagamento de fornecedores e o recebimento de contas de clientes.

Balcão: atendimento ao cliente, definia o serviço a ser realizado ou a venda de um produto novo.

Administrativo: Funções gerenciais como tomada de decisão, que trabalhava de forma integrada com todos os demais setores.

Estoques: Controle dos estoques para não faltar e não sobrar material para a produção.

Produção: Setor de confecção e conserto de sapatos que informava ao setor de estoque quando determinado produto iria ser utilizado.



29. Com os subsídios do caso estudado, responda, então nos dias atuais, seria possível desenvolver atividades gerenciais sem o apoio de um Sistema de Informação? Se sim, quais suas características desejáveis?


É possível trabalhar sem um Sistema de Informação automatizado, porém isso varia de acordo com o tamanho da corporação, e a forma como este sistema é utilizado, pois não adianta nada ter um sistema, se não for utilizado de forma correta, o que mudaria seria apenas como as informações são tratadas. Sem arrumar soluções para que as informações sejam compartilhadas de forma integrada, instantânea e simultânea, o sistema automatizado é um investimento perdido.

30. A simples decisão de adotar a digitalização de dados conduz a obtenção de vantagens. Procure listar algumas destas vantagens, mas comece explicando as seguintes: melhorar as atividades e tirar proveito da informação de maneira mais eficaz; permitir decisões mais acertadas e respostas mais adequadas ao mercado.


Melhorar as atividades e tirar proveito da informação de maneira mais eficaz: significa que facilita as rotinas, evitando trabalhos repetitivos ao usar um banco de dados, tirando proveito da informação por ser inflexível

Permitir decisões mais acertadas e respostas mais adequadas ao mercado: siginifica ter maior controle sobre a informação com respostas instantâneas.




31. Caso o Sr. Nicola fosse implementar esta solução para a sua “frente de loja” quais seriam os custos ? Que cadastros ou outros controles seriam necessários ? Que outros relatórios gerados a partir da base de dados “Movimentos” –poderiam ser gerados (especifique os layouts) ?


Os custos seriam com equipamentos, treinamentos, licensas de software, dentre outros. Cadastros integral dos dados dos clientes, fornecedores, produtos, serviços. Controle de estoques, financeiro, compras. Um relatório gerado a partir da base de dados seria o movimento diário, podendo definir questões como sazonalidades, preferências do serviço ou de compras dos clientes, listas de preços, consulta de estoque, catálogos de produtos, qual funcionário produziu em maior quantidade, etc.



32. Quais são, realmente, os custos e benefícios (tangíveis e intangíveis) decorrentes da informatização desta empresa?


Os custos são infra estrutura de TI (Computadores, redes, backups, manutenção, equipe de suporte de TI, treinamentos, licensas de softwares, testes integrados, etc) e os benefícios seriam um maior controle da informação, comunicação de informações entre os setores da empresa, consistência das informações, segurança com backup, compartilhamento das informações em tempo real de forma integrada com os diversos setores, histórico das operações que futuramente pode ser convertido em um sistema de base de conhecimentos com informações advindas de bases de dados históricas (Datawarehouse).



Conceito de Sistemas de Informaçào: O termo Sistemas de Informação possui os seguintes significados: 1. Um sistema, automatizado ou manual, que compreenda pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.


Conceito de Tecnologia da Informação: O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes (Rezende, 2000): * hardware e seus dispositivos periféricos;


Conceito de On Line: em tempo real. Processamento de dados no momento em que se desenrola uma ação (como obtenção de sinais, comunicação por modem, etc.). Significa que um programa adquire e/ou calcula dados e mostra os resultados em forma simultánea em valores numéricos e/ou gráficos e/ou sonoros.


Conceito de Real Time: Tempo real. Termo usado na informática para sistemas que reagem imediatamente às intervenções do usuário. Na EAD o termo descreve sistemas de teleconferência que permitem comunicação sincrônica entre diversas pessoas.


Conceito de Sistema Integrado: Sistema onde os dados de diferentes setores estão todos relacionados entre si.