Questionário de Revisão de STIO – Prova 2
17 – Que critérios você usaria para escolher os componentes do seu computador para dar suporte aos objetivos do sistema de informação?
Tem que ser escolhidos de acordo com os requisitos de hardware do Sistema de Informação de preferência com sobre dimensionamento para que não seja necessário trocar o computador para as futuras versões do sistema, que podem ser mais pesadas.
Caso houver armazenamento local, é necessário um HD com capacidade suficiente.
Para o processamento das informações localmente, deve haver capacidade de memória RAM suficiente como no caso dos sistemas Cliente servidor (client server). O processador deve ser suportar o processamento local.
Já para sistemas Terminal Server são bem menos exigentes quanto a memória RAM, porque o processamento é no servidor. Monitor e placa de vídeo tem que suportar a resolução mínima da interface gráfica do sistema de informação.
18 - Discuta a funcionalidade e a importância de dois dispositivos de entrada e dois dispositivos de saída.
Dispositivos de Entrada: Leitor de código de barras (Scanner de mão) a informação entra de forma mais ágil, pois dispensa a digitação da informação, permitindo consultas rápidas; Leitor de Cartão Magnético permite acessar, ler e alterar as informações do cartão magnético.
Dispositivos de Saída: Datashow permite a visualização e projeção das informações e animações do computador para grandes telas, de forma que várias pessoas recebam a informação ao mesmo tempo, mais utilizada em palestras e apresentações; Impressora transfere as informações do computador para uma mídia mais barata, leve, portátil e que retém informação por longos períodos.
19 – Discuta a capacidade e a portabilidade do armazenamento secundário.
Armazenamento Secundário: É uma mídia que pode ser transportada, porem quanto mais portátil é o armazenamento secundário, menos capacidade de informação ele tem.
20 – Quais as características dos dois Sistemas Operacionais mais populares?
O Windows é um Sistema Operacional em que é caracterizado por ser um Software proprietário, ou seja, o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licença de uso.
Já o LINUX é um Sistema Operacional em que a licença de uso é livre e todos que têm conhecimento de programação podem contribuir para a evolução e aperfeiçoamento do mesmo.
21 – Pesquise os seguintes termos associados ao Software: OLÉ, groupware, software proprietário.
OLE - é a interligação e incorporação de objetos. Com a OLE é possível criar uma ligação dinâmica entre o documento de origem e o documento de destino, de modo que as alterações do documento de origem se reflitam automaticamente sobre o documento de destino.
Groupware - Nome pelo qual são conhecidos, em conjunto, os programas aplicativos cujo objetivo é aumentar a cooperação e a produtividade de pequenos grupos de trabalho. É um conjunto de software que integra o grupo de trabalho.
Software proprietário - ë quando o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licensa de uso.
22 – Quais as características das linguagens de ultima geração?
Elas têm GUI (Grafic User Interface) - permite misturar códigos de programa com interfaces gráficas, que podem responder a eventos realizados pelo usuário como um click de um mouse ou mudança de foco de campo, para que não se tenha que decorar comandos. Tem recursos de orientação a objetos, podendo ter orientação a eventos, permite desenvolver interfaces para Web, com reaproveitamento de códigos fontes.
23. No caso da Mr. Sweepers, o que precipitou a pela informatização da empresa? Para a CEO, o que seria fundamental em uma solução? Que critérios este caso sugere para avaliação dos resultados da informatização?
Há dois anos os empregados estavam se perdendo em meio aos catálogos de relaçao de peças que eles comercializavam, dificultando a agilidade no atendimento aos clientes. Sem falar que a empresa tinha tres armazéns em locais diferentes, o que dificultava também a monitoraçao dos produtos. Para a CEO ela alegava que precisava de um software de fácil acesso e manuseio para os vendedores e mecânicos usarem, facilitando os problemas citados anteriormente. Neste estudo de caso, o sistema ajudou a reduzir despesas gerais e controle de estoques, planejamento do ciclo de pedidos, histórico de vendas e relacionamentos com os clientes, diminuiu o volume de estoque, passando a trabalhar no método Just In Time.
24. Quais subsistemas foram considerados na solução da Mr. Sweepers? Mostre que a solução adotada contempla uma “visão integrada”. Esta forma (integrada) implica necessariamente em trabalhar “on line” e “real time”?
O sistema adotado pela Mr Sweepers fez com que vários setores trabalhassem de forma integrada, compartilhando informações e facilitando a tomada de decisões, como foi o caso de planejar a diminuir o volume de estoques pela metade, compartilhar e acompanhar tarefas como faturamento, recebimento, fornecedores etc. Os subsistemas envolvidos foram Estoques, Compras, Vendas e Produção. Trabalhar de forma integrada, não necessáriamente implica em trabalhar on line e real time, mas também em compartilhar as informações rotineiras, facilidade na tomada de decisão, no relacionamento com clientes e fornecedores, etc.
25. Que resultados conseguidos pela Mr. Sweepers atendem ao controle? E à racionalização de recursos? E ao uso estratégico?
Controle: relação dos produtos disponíveis na empresa, despesas de modo geral, volume de estoque, em que pode-se verificar quais itens estão acabando ou com maior giro.
Racionalização de recursos: Diminuição da quantidade de mercadorias em estoque, possibilitando trabalhar com níveis mínimos de estoque.
Uso estratégico: planejamento dos ciclos de pedidos, calcular o tempo médio gasto entre o pedido aos fornecedores e a chegada de materiais até a empresa, aumento no faturamento, pois ajuda o cliente a lembrar do que foi comprado das últimas vezes.
26. Co o SI da Mr. Sweepers, se uma máquina reparada volta, pode-se descobrir quem fez o quê. Pense a respeito e indique possíveis dados necessários (e suas fontes) para geração de um relatório.
Para controlar esta questão que envolve qualidade do serviço prestado, faz-se necessário por exemplo, um controle por meio de relatórios que devesse constar informações como data do serviço, descrição do serviço, peças utilizadas, mecânico responsável, nome do cliente. Dessa forma, quando surgisse uma eventual reclamação ficaria mais fácil identificar quem fez e o problema que causou, como por exemplo pode ser defeito de uma peça para assim fazer uma possível devolução de lote para o fornecedor, ou identificar quando um funcionário precisa de mais qualificação para o serviço, que poderia ser resolvido por meio de treinamentos..
27. Identifique, dê um nome apropriado para cada fase de crescimento da empresa do Sr. Nicola e indique,para cada uma delas, os instrumentos de controle adotado.
Fase individual: o Sr Nicola era sozinho em seu negócio, sem nenhum funcionário, assim ele mesmo tomava as decisões, atendia o cliente e fazia o serviço.
Fase com o aprendiz: Sr Nicola não estava mais dando conta do serviço sozinho, por isso contratou um aprendiz para lhe auxiliar em alguns serviços operacionais.
Fase gerencial: Sr Nicola deixa de trabalhar na produção, contrata mais pessoas para dar conta dos pedidos, que fica sob sua supervisão direta, então ele fica apenas com a função gerencial, desiginando tarefas e organizando as demais funções administrativas.
Fase da grande corporação: a empresa deixou de apenas consertar, para também fabricar calçados, então Sr Nicola contratou mais pessoal, instalou várias lojas e uma nova fábrica. Ele agora não se envolvia diretamente com a execuçào das operações, criou novos departamentos e gerenciava e supervisionava mediante a relatórios.
28. Na última fase descrita para a empresa do Sr. Nicola, identifique os subsistemas funcionais e os correspondentes SIs, indicando as informações que neles trafegam.
Compras: realizava as compras de todos os materiais utilizados na produção e consertos de sapatos, trabalhando de forma integrada com o setor de estoque e financeiro.
Financeiro: realizava o pagamento de fornecedores e o recebimento de contas de clientes.
Balcão: atendimento ao cliente, definia o serviço a ser realizado ou a venda de um produto novo.
Administrativo: Funções gerenciais como tomada de decisão, que trabalhava de forma integrada com todos os demais setores.
Estoques: Controle dos estoques para não faltar e não sobrar material para a produção.
Produção: Setor de confecção e conserto de sapatos que informava ao setor de estoque quando determinado produto iria ser utilizado.
29. Com os subsídios do caso estudado, responda, então nos dias atuais, seria possível desenvolver atividades gerenciais sem o apoio de um Sistema de Informação? Se sim, quais suas características desejáveis?
É possível trabalhar sem um Sistema de Informação automatizado, porém isso varia de acordo com o tamanho da corporação, e a forma como este sistema é utilizado, pois não adianta nada ter um sistema, se não for utilizado de forma correta, o que mudaria seria apenas como as informações são tratadas. Sem arrumar soluções para que as informações sejam compartilhadas de forma integrada, instantânea e simultânea, o sistema automatizado é um investimento perdido.
30. A simples decisão de adotar a digitalização de dados conduz a obtenção de vantagens. Procure listar algumas destas vantagens, mas comece explicando as seguintes: melhorar as atividades e tirar proveito da informação de maneira mais eficaz; permitir decisões mais acertadas e respostas mais adequadas ao mercado.
Melhorar as atividades e tirar proveito da informação de maneira mais eficaz: significa que facilita as rotinas, evitando trabalhos repetitivos ao usar um banco de dados, tirando proveito da informação por ser inflexível
Permitir decisões mais acertadas e respostas mais adequadas ao mercado: siginifica ter maior controle sobre a informação com respostas instantâneas.
31. Caso o Sr. Nicola fosse implementar esta solução para a sua “frente de loja” quais seriam os custos ? Que cadastros ou outros controles seriam necessários ? Que outros relatórios gerados a partir da base de dados “Movimentos” –poderiam ser gerados (especifique os layouts) ?
Os custos seriam com equipamentos, treinamentos, licensas de software, dentre outros. Cadastros integral dos dados dos clientes, fornecedores, produtos, serviços. Controle de estoques, financeiro, compras. Um relatório gerado a partir da base de dados seria o movimento diário, podendo definir questões como sazonalidades, preferências do serviço ou de compras dos clientes, listas de preços, consulta de estoque, catálogos de produtos, qual funcionário produziu em maior quantidade, etc.
32. Quais são, realmente, os custos e benefícios (tangíveis e intangíveis) decorrentes da informatização desta empresa?
Os custos são infra estrutura de TI (Computadores, redes, backups, manutenção, equipe de suporte de TI, treinamentos, licensas de softwares, testes integrados, etc) e os benefícios seriam um maior controle da informação, comunicação de informações entre os setores da empresa, consistência das informações, segurança com backup, compartilhamento das informações em tempo real de forma integrada com os diversos setores, histórico das operações que futuramente pode ser convertido em um sistema de base de conhecimentos com informações advindas de bases de dados históricas (Datawarehouse).
Conceito de Sistemas de Informaçào: O termo Sistemas de Informação possui os seguintes significados: 1. Um sistema, automatizado ou manual, que compreenda pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.
Conceito de Tecnologia da Informação: O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes (Rezende, 2000): * hardware e seus dispositivos periféricos;
Conceito de On Line: em tempo real. Processamento de dados no momento em que se desenrola uma ação (como obtenção de sinais, comunicação por modem, etc.). Significa que um programa adquire e/ou calcula dados e mostra os resultados em forma simultánea em valores numéricos e/ou gráficos e/ou sonoros.
Conceito de Real Time: Tempo real. Termo usado na informática para sistemas que reagem imediatamente às intervenções do usuário. Na EAD o termo descreve sistemas de teleconferência que permitem comunicação sincrônica entre diversas pessoas.
Conceito de Sistema Integrado: Sistema onde os dados de diferentes setores estão todos relacionados entre si.
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