ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA
Estratégia veio do uso militar considerado como grande tática, centrada na força. O alto comando decidia todos os passos que deveriam ser seguidos nas frentes da batalha.
Atualmente, estratégia deixou de enfocar a força para selecionarem meios e objetivos que privilegiam os fatores psicológicos dos envolvidos. Caracteriza-se pela composição de planos e objetivos traçados com uma finalidade pré-determinada para que a organização atinja os resultados convencionados comunicados e formalizados.
A estratégia passou a configurar-se como um identificador dos negócios ambientais e aos diversos cenários possíveis auferindo, de alguma maneira, o sentido sinérgico da organização.
Porter (1996) define estratégia como a criação de uma posição singular e com grande valor que envolve um conjunto de diferentes atividades. Escolhas das atividades diferentes dos concorrentes.
Para definir estratégia, é fundamental definir a filosofia, crença e valores, além do sistema de sua gestão.
Alternativas estratégicas: Único negócio, Joint Venture, Retração, Interação, Integração, Diversificação, Inovação, Desinvestimento, Parceria, Internacionalização, Liquidação do Negócio.
Tática refere-se a dimensões de curto prazo, de objetivos restritos e a decisões e ações pro ativas e adaptativas de alcance limitado. Estratégia refere-se a todo um direcionamento de longo prazo, que estabelece a base para que as diferenças táticas sejam continuamente direcionadas a um propósito mais amplo.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Andrews (1971) definiu como um conjunto de objetivos, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir esses objetivos, de forma a definir em que atividade se encontra, que tipo de empresa é ou deseja ser.
Igor Ansoff (1989) definiu como um conjunto de regras de decisão para orientar o comportamento de uma organização.
PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Pensamento Estratégico é um procedimento mental sobre a operacionalidade de planos a serem estruturados de acordo com Wilson (1994), é um processo de síntese utilizando a intuição e a criatividade, cujo resultado é uma perspectiva integrada da empresa em um dado ambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico é um processo analítico orientado à programação das estratégias já identificadas, resultando em um plano. (Quantitativa)
Planejamento Estratégico é a aplicação de todo um conjunto de meios e ações, de maneira científica e articulada, visando o alcance de objetivos definidos no contexto da competitividade e do dinamismo do ambiente sobre o qual se pretende promover impacto e surpresa.
Planejamento Estratégico é livre de normas rígidas e ampla para permitir o gerente participar da definição de seus objetivos, como também tomar as decisões necessárias ao alcance das metas e resultados pré-estabelecidos.
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO
Gerenciamento Estratégico é o estilo e a metodologia de tratamento dos negócios que se define para a organização, dependendo de onde ela se estabelece, como conseqüência de seu correto planejamento estratégico.
Gerência Estratégica examina sistematicamente os efeitos de ocorrência prováveis e se preparar pra os imprevistos.
Tanto o Planejamento quanto o Gerenciamento tem que se alinhar com os traços ambientais vigentes. As variáveis ambientais são as que determinam as variáveis organizacionais,
Cinco fatores que conduzem a economia mundial:
1. Queda do comunismo: liberdade de consumo, produção e vendas (Globalização);
2. Poder intelectual como insumo e não como recursos naturais – poder intelectual será o recurso mais importante do processo de geração de soluções para atender os desejos e as necessidades humanas;
3. Crescimento, movimentação e envelhecimento da população;
4. Economia Global – devido a influência das grandes organizações globais, muitas nações, acabam obrigando-se a ajustar para adaptar-se ao contexto internacional globalizado;
5. Mundo multipolar sem oligopólio militar e político – Futuramente não serão as forças políticas ou militares que ditarão as regras dos negócios mundiais e sim o poder econômico baseado na globalização das economias de uma multipolaridade das nações dominantes.
Atualmente, no mercado, para ser competitivo tem que ser diferente nas atitudes e nas ações levando em conta o conhecimento e a criatividade.
CENÁRIOS
Cenários são histórias construídas baseadas em suposições do que pode acontecer no futuro construindo alternativas para manipular o futuro, antecipando decisões adequadas ao uso das oportunidades (Qualitativa causal).
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
A construção de cenários é útil porque fornece os membros de uma organização a oportunidade de testar o futuro em um ambiente de laboratório, dando sinais de aviso de abordagens de oportunidades e ameaças, ajudando a evitar surpresas e influenciar o futuro em uma visão positiva.
Roteiro de Construção de Cenários proposto por Paulo Vasconcelos Filho e Dermizo Pagnoncelli:
Primeira Etapa: Definição do escopo do cenário: tema, horizonte e âmbito geográfico.
Segunda Etapa: Seleção de Variáveis Relevantes (VR): tecnologia, distribuição, econômicas, sociais, culturais, políticas.
Terceira Etapa: Identificação dos Atores Relevantes (AR) envolvidos que sofrem com a alteração das variáveis: clientes, fornecedores, governo, concorrentes.
Quarta Etapa: Prospecção do comportamento futuro das variáveis e atores relevantes. Simulação do comportamento futuro das variáveis e dos atores relevantes em visões otimistas, pessimistas e normais.
Quinta Etapa: Elaboração dos cenários alternativos: após a definição do comportamento das variáveis e dos atores relevantes, os cenários alternativos poderão ser descritos. (Descrição do comportamento classificadas como otimistas, pessimistas, etc)
Sexta Etapa: Escolha do cenário de referência.
Sétima Etapa: Monitoramento dos cenários de referência.
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