Marketing
Marketing: é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Significa administrar mercados para chegar a trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem.
Necessidade: consiste em situação de privação sejam físicas, sociais ou individuais, sendo elementos básicos da condição humana.
Desejo: são as necessidades quando inseridas por uma cultura e pelo indivíduo.
Demanda: é quando os desejos são comprados.
Produto: é qualquer coisa oferecida pelo mercado para satisfazer uma necessidade/desejo/serviço.
Valor: para o cliente é a diferença entre o que ele ganha adquirindo e utilizando um produto e o que ele gasta para adquiri-lo.
Satisfação: é o que ele percebe sobre o desempenho do produto em relação às suas expectativas.
Mercados: é o conjunto de compradores atuais e potenciais de um produto.
Troca: quando as pessoas obtêm suas necessidades/desejos oferecendo algo em troca.
Transação: troca de valores entre duas partes.
Demarketing: é reduzir a demanda de forma temporária ou permanente a fim de ajudar a organização a atingir seus objetivos.
Administração de marketing: é a análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefícios com os consumidores-alvos a fim de atingir objetivos organizacionais.
Filosofia da administração de marketing
Orientação da produção: os consumidores preferem os produtos acessíveis e produzidos em larga escala. A tarefa da administração é aumentar a eficiência da produção, da distribuição e diminuir o preço.
Orientação de produto: os consumidores dão preferência aos produtos com maior qualidade, desempenho e inovações, assim, um pequeno esforço promocional é necessário. Mas mesmo um bom produto não venderá se não tiver um bom projeto, embalagem, preço, distribuição, apresentando-se aos compradores e convencendo-os de que é o melhor produto para atender as suas necessidades (Miopia de marketing – Ex: os consumidores não desejam trens e sim transportes)
Orientação de vendas: os consumidores não comprarão uma quantidade satisfatória de produtos, sem promoções ao vender em larga escala.
Orientação de marketing: o alcance das metas depende da determinação das necessidades/desejos dos clientes e da entrega de satisfação desejada, com mais eficiência que os concorrentes. O conceito de marketing tem uma perspectiva de fora para dentro. As empresas produzem o que os consumidores desejam, satsifazendo-os e obtendo lucro. “Atender as necessidades lucrativamente”com equilíbrio, pois não dá para dar a todos os clientes tudo que eles desejam.
Orientação do marketing societal: a organização deve determinar as necessidades, os desejos e os interesses do mercado-alvo e entregar-lhe valor superior, de maneira a melhorar ou manter o bem-estar do consumidor e da sociedade. Equilíbrio: lucros, desejos, consumidor e os interesses sociedade.
Planejamento estratégico
Planejamento estratégico: é o processo de desenvolvimento e manutenção de uma referencia estratégica entre os objetivos e capacidades da empresa e as mudanças de suas oportunidades no mercado. É a base do planejamento de uma empresa.
Missão: é o propósito da organização o que ela deseja atingir em um ambiente maior. Deve ser:
Voltadas para o mercado; Realistas; Específicas; Adaptar-se ao ambiente; Basear a missão na competência característica; Motivadoras; Não deve ser definida como vendas ou lucros; São melhores quando orientadas por uma visão, um “sonho quase impossível”.
Portfólio de negócios: conjunto de negócios e produtos que constituem a empresa. A principal atividade do planejamento estratégico é a análise de portfólio de negócios que consiste em investir mais em negócios mais lucrativos e reduzir os investimentos em negócios menos lucrativos. Para isso, deve-se identificar os negócios-chave que constitui uma empresa, como a Unidade Estratégica de Negócios (UNE), ter planejamento independente dos outros negócios da empresa.
Desenvolvimento estratégico de crescimento
Matriz de crescimento produto/mercado:
Penetração de mercado: é o aumento das vendas para os clientes existentes, sem alterar seus produtos.
Desenvolvimento de mercado: é a identificação e desenvolvimento de mercado para produtos existentes.
Desenvolvimento de produto: oferecer produtos novos ou modificados para mercados já existentes.
Diversificação: consiste em abrir ou adquirir novos negócios que fogem aos seus produtos ou mercados existentes.
Processo de marketing: consiste em analisar oportunidades, selecionar público-alvo, desenvolver mix de marketing e administrar o esforço de marketing.
Consumidor-alvo: a empresa deve conhecer usas necessidade e desejos, concentrando-se neles e tentando ganhar mais clientes, oferecendo-lhes mais valor que os concorrentes.
Mensuração e previsão de mercado: é fazer estimativas do tamanho do mercado, previsão de vendas e identificar as vendas atuais e ver se o mercado comporta um novo produto.
Segmentação de mercado: é identificar que segmentos oferecem as melhores chances para alcançar seus objetivos. É o processo de classificação dos consumidores em grupos em diferentes necessidades, características e comportamento.
Segmento de mercado: é o composto de consumidores que respondem de maneira semelhante a um dado grupo de estímulos de marketing.
Definição de mercado-alvo: é avaliar a atratividade de cada segmento e selecionar um ou mais segmentos.
Posicionamento de mercado: é conseguir que um produto ocupe um lugar claro, distinto e desejável na mente dos consumidores-alvos em relação aos produtos concorrentes.
Estratégias para vantagem competitiva:
Líder do mercado;
Desafiantes de mercado;
Alternativa de mercado: obtém fatias de mercado sem conflitar com o concorrente principal;
Nichos de mercado: especializar-se em servir pequenos segmentos de mercado que passam despercebidos aos concorrentes maiores.
Desenvolvimento de mix de marketing: Produto; Preço; Praça; Promoção.
Administração do esforço do marketing
Administração do esforço do marketing: a empresa deve criar e por em prática o mix que melhor atenda seus objetivos, envolvendo quatro funções da administração do marketing: análise, planejamento, implementação e controle.
Análise: da situação da empresa, mercados e ambientes para descobrir oportunidades e evitar ameaças do ambiente.
Planejamento: decidir as estratégias a serem usadas para a empresa atingir seus objetivos.
Implementação: transforma os planos em ações para que os objetivos estratégicos sejam atingidos.
Controle: avaliar os resultados das estratégias e planos do marketing e desenvolver uma ação corretiva para assegurar que os objetivos sejam alcançados.
Ambiente de Marketing
Ambiente de Marketing: constitui-se de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade de administração de desenvolver bons relacionamentos com seus consumidores, oferecendo oportunidades e ameaças. Assim, as empresas devem observar essas mudanças e adaptar-se a elas.
Microambiente da empresa:
Empresa
Fornecedores
Intermediários do marketing: revendedores, distribuidores, agencias de serviços e intermediários financeiros;
Clientes: Consumidores; Industriais; Revendedores; Governamentais; Internacionais
Concorrentes
Públicos: qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa atingir seus objetivos. Financeiros, De mídia, Governamentais, Grupos de interesses, Locais, Geral, Interno
Macroambiente
Demografia; Ambiente econômico; Ambiente natural; Ambiente tecnológico; Ambiente político; Ambiente cultural
Respondendo ao ambiente de marketing:
Perspectiva da administração ambiental: empresas que afetam os públicos e forças de seu ambiente de marketing, como os lobistas influenciam legislações, propagandas que afetam a opinião pública.
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