Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender como atua o Escritório de Projetos na área de engenharia em uma empresa multinacional do segmento de papel e celulose. Neste intuito, foram levantados na revisão bibliográfica os principais conceitos dentro do contexto de gerenciamento de projetos, sua evolução histórica e sua importância na competitividade. São estabelecidas também as diferenças, os tipos e a influência das estruturas organizacionais na gestão de projetos. Em seguida, são abordados os conceitos e definições relacionados a escritório de projetos, quais os tipos existentes, suas principais atribuições e benefícios. Por último, são apresentados os fatores motivadores de implantação de um escritório de projetos, as fases de implementação e alguns aspectos relevantes como suas limitações e impactos para a organização. O estudo que se apresenta foi realizado em uma subsidiária brasileira de uma empresa multinacional do segmento de papel e celulose na cidade de Curitiba, mais precisamente na área de Engenharia e Gerenciamento de Projetos da organização. Para o alcance do objetivo geral do trabalho, a metodologia caracterizou-se como sendo descritiva qualitativa e seccional. E utilizou-se entrevista semi-estruturada junto ao Gerente Financeiro de Projetos, da área de Gerenciamento de Projetos e observação não participante na empresa. A análise dos dados revelou que escritório de projetos, atua como uma estrutura de apoio para organizações que operam com um número grande de projetos simultaneamente.
Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. Escritórios de Projetos. Implementação.
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