segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESCRITÓRIOS DE PROJETOS: PRINCIPAIS CONCEITOS E ASPECTOS RELEVANTES DE SUA IMPLEMENTAÇÃO

RESUMO

É evidente que os projetos não são recentes nas civilizações. No entanto, tal tarefa era caracterizada por ser realizada de maneira empírica e instintiva ao longo da história da humanidade. Atualmente, as empresas passaram a buscar mais vantagem competitiva, trabalhando cada vez mais com menores prazos, custos e recursos. Assim, as companhias estão percebendo que os projetos, quando bem gerenciados, podem contribuir para o aumento dos lucros e para assegurar que uma determinada organização garanta maior participação no mercado, e sua própria sobrevivência (GASNIER, 2000; MANSUR, 2007). Quando uma organização passa a ter dezenas ou centenas de projetos simultaneamente, fica evidente que, para conduzi-los, a empresa necessita de um instrumento de coordenação. Assim, surge a necessidade de implantar um Escritório de Projetos (EP), pois “sem o qual, o moderno gerenciamento de projetos torna-se inviável” (VALERIANO, 2005).Este trabalho tem como conceituar Escritório de Projetos ou Project Management Office como é conhecido mundialmente, bem como outros termos utilizados dentro da área de Gerenciamento de Projetos. Neste intuito, foram levantados uma revisão bibliográfica dos principais conceitos e definições relacionados a escritório de projetos, quais os tipos existentes, suas principais atribuições e benefícios. Por último, são apresentados os fatores motivadores de implantação de um escritório de projetos, as fases de implementação e alguns aspectos relevantes como suas limitações e impactos para a organização.

Palavras-chave: Gerenciamento de Projetos. Escritórios de Projetos. Implementação.




Para acessar o trabalho na íntegra, clique aqui


Nenhum comentário: