quinta-feira, 26 de junho de 2008

Modelo de Resenha

Resenha: LUCKESI, Cipriano [et al]. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 9.ed. São Paulo: cortez, 1997. “Universidade – criação e produção do conhecimento” (p. 119 a 145).




Os professores Cipriano Carlos Luckesi (Doutor em Educação pela PUC/SP, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor de Pós-Graduação da UFBA.); Eloi Barreto de Jesus, Jose Cosma e Naidison Baptista, Secretário Executivo do MOC, escreveram juntos o livro Fazer universidade: uma proposta metodológica.

Os autores abordam a idéia de formar uma universidade que cultive a reflexão crítica sobre a realidade do conhecimento em bases científicas. Para isso, eles relatam o nascimento da universidade, suas características da época, seus avanços e conquistas com o passar dos anos. Os autores falam também da universidade moderna que foi uma criação alemã, que preparavam o homem para descobertas e ensinos à ciência, levando em conta as transformações da época. Em relação a criação das universidades brasileiras, os autores relatam que desde o seu inicio o ensino foi implantado com base em universidades estrangeiras, embora tenha existido pessoas na tentativa de mudar tudo isso.

Em síntese, os autores propõem a construção de uma universidade com pessoas capazes de refletir e abertas à reflexão, com espaços de liberdade, tendo a pesquisa como atividade fundamental plantada em realidades concretas e com professores bem informados da realidade como um todo e em sua área em particular.

A metodologia utilizada no texto foi a comparativa e histórica, em que os autores confrontavam as universidades do Brasil e do mundo desde sua criação, usando como referencias Newton Sucupira com o livro A condição atual da Universidade e a reforma brasileira; Maria Fávero com Reflexão sobre a universidade na sociedade atual; Darcy Ribeiro com a Universidade necessária, entre outros.

O texto motiva a estudar e buscar formas diferentes de conhecimentos, com opiniões e pensamentos próprios, usando criatividade para desenvolver pesquisas, baseadas na realidade social.

A obra é dirigida aos professores e acadêmicos que buscam o conhecimento atualizado e que aspiram mudanças na sociedade.