quinta-feira, 26 de junho de 2008

Questionário de Revisão de STIO

ACADÊMICA: CIBELE DOS SANTOS DE OLIVEIRA




Questionário de Revisão de STIO


1. Procure relacionar “inovação tecnológica” com “competitividade empresarial” sob um ponto de vista “defensivo”. Repita agora o exercício, considerando um ponto de vista “agressivo”.


A inovação tecnológica do ponto de vista defensivo, aumenta a competitividade empresarial, pelo qual as informações e os produtos são mais rápidos e precisos. Do ponto de vista agressivo, faz com que os equipamentos se tornem obsoletos em menos tempo que anteriormente.


2. Porque a substituição do “cartão ponto” pelo “ponto digital” não é, meramente, uma substituição operacional?


Porque a substituição não é só no equipamento em si, mas também traz informações mais rápidas e precisas, pois anteriormente era preciso controlar as faltas e horas extras, por exemplo, de forma manual, agora o ponto digital traz essas e outras informações para a organização quando o funcionário passa seu cartão no terminal.


3. Diferencie “Internet” de “Web”. Qual a base tecnológica de cada uma?


Internet (Hardware) é a rede mundial de computadores, ou seja, é o compartilhamento das informações por meio dos computadores interligados por meio da web (Software), que é um sistema para exploração da Internet usando hiperlinks.


4. Identifique mudanças impostas por inovações tecnológicas nos ambientes operacional, dos trabalhadores do conhecimento, tático e estratégico de uma organização.


O Próprio exemplo do cartão ponto substituído pelo ponto digital pode ser citado nesta resposta por se tratar da mesma mudança.



5. O administrador deve ter sempre um olhar para o futuro . Estamos no final da era PC, então como usar (no ambiente organizacional) a tecnologia “wireless” que acena como forte tendência?


A era “wireless” (Sem cabo) não tem o computador apenas preso em uma mesa, agora tem-se computadores de mão, portáteis, que são os notebooks, celulares, palm tops, esses equipamentos também podem ser conectados a rede, seja LAN ou Internet, sem fio, via rádio.



6. O código de barras, marco de uma tecnologia de grande penetração será substituído por um microchip. Exemplifique as possíveis repercussões desse fato para alguns setores funcionais de uma empresa.


Os setores de estoque poderão usar o método just in time permitindo trabalhar com níveis mínimos de estoque, setor de vendas terá mais informações em tempo real de seus clientes, bem como setores de logística também.



7. Estabeleça a diferença entre TI (Tecnologia da Informação) e SI (Sistema de Informação).


A TI compreende a tecnologia de captura, armazenamento, recuperação, tratamento, exibição e transmissão de informações nos sistemas que a empregam, visando apoiar o planejamento, controle, coordenação e o processo decisório nas organizações .

A SI é um conjunto de componentes que interagem para Processar, Classificar, Organizar e Calcular, as informações com o objetivo de torná-las mais Simples, relevante, em tempo, completa, precisa, confiável, flexível, verificável e econômica.

.


8. Sendo SIBC um “sistema”, quais são os seus componentes (que interagem) e quais as características da informação valiosa, sendo essa o seu objetivo ?


Os componentes são hardware, software, usuário, informação, comunicações, armazenagem, procedimentos, segurança, para que em um conjunto, possam tornar a informação valiosa, de forma simples, relevante, em tempo, confiável, precisa, flexível, verificável e econômica.



9. Quais os impactos da TI no ambiente empresarial, no que diz respeito à forma de executar um trabalho administrativo ?


Reduz significativamente os custos de comercialização, distribuição e serviços a clientes, permite melhorar a coleta de informações, customização de maneira inovadora; a comunicação representa um novo canal de venda e distribuição para os produtos; novas oportunidades de negócios, baseado na ampla disponibilidade das informações. a TI proporciona vantagens de custos, diferenciação de produtos e serviços, melhora relacionamento e permite a entrada mais fácil em alguns mercados.



10. Apresente exemplos de mudanças internas que a TI pode provocar numa organização.


No escritório informatizado, os manuscritos do diretor, datilografados pela secretária e enviados através do office-boy, passaram a ser diretamente editados (a partir de modelos cadastrados), enviados e respondidos (por meio eletrônico) em tempo factível.

11. Apresente exemplos que envolvam mudanças no relacionamento externo de uma empresa, como resultado da adoção de soluções próprias da TI.


A comunicação entre cliente e fornecedor torna-se mais direta por meio da Internet, via e-mail ou Home Page, para pedidos, sugestões, reclamações, etc.



12. Quais as expectativas mais comuns sobre o emprego TI no ambiente empresarial segundo “senso comum”?


É que a TI com sua evoluçao faz desaparecer vários postos de trabalho. No entanto, também faz nascer novos postos de trabalho com mão-de-obra qualificada e especializada em determinadas áreas.



13 – A história da TI pode explicar alguns comportamentos atuais, em relação a sua adoção na gestão empresarial. No contexto do surgimento das diferentes categorias de computadores, quais reflexos para a atividade empresarial?


As atividades empresariais passam a ser mais dinâmicas, se tem mineração de regra de conhecimento, facilita na tomada de decisões, a rapidez das informações em tempo real, banco de dados que facilitam as estratégias, etc. Hoje pode-se levar em uma reunião uma quantidade enorme de informações via notebooks, sendo que antes, seria impossível, nem mesmo levando um armário de informações impressas resolveria, pois para procurar as informações seria mais demorado, etc.



14 – Quais os impactos do Sistema Operacional Windows sobre os usuários e empresas? E quanto ao Internet Explorer?


O Windows inovou com sua interface gráfica que é mais intuitiva, sem ter que decorar comandos, consegue apresentar mais informações na mesma área do monitor que o ambiente DOS, tornando-as mais fáceis seu acesso e o uso das informações. Quanto ao Internet Explorer foi um acesso mais fácil a Internet, permitindo a interface gráfica também na Internet.



15 – O que você entende por “Gestão da TI” numa organização? É o mesmo que “Gestão da Informação”? Explique.


Gestao da TI inclui Hardware, infra estrutura para controle e manipulacao da informacao.

Getao da Informacao cuida mais da conssistencia da inforacao, da maneira e organizacao, armazenagem da informaçao, níveis de segurança.



16 – Por que é possível afirmar que a tecnologia de redes de computadores é a mais representativa da “Sociedade da Informação”?


Permite a troca de informacoes entre usuarios de forma bastante dinâmica e em tempo real. Pelo seu computador vc acessa informaceos de milhoes de computadores interligados ao redor do mundo, Tem o efeito multiplicativo da informação.



17 – Que critérios você usaria para escolher os componentes do seu computador para dar suporte aos objetivos do sistema de informação?


Tem que ser escolhidos de acordo com os requisitos de hardware do Sistema de Informação de preferência com sobre dimensionamento para que não seja necessário trocar o computador para as futuras versões do sistema, que podem ser mais pesadas.

Caso houver armazenamento local, é necessário um HD com capacidade suficiente.

Para o processamento das informações localmente, deve haver capacidade de memória RAM suficiente como no caso dos sistemas Cliente servidor (client server). O processador deve ser suportar o processamento local.

Já para sistemas Terminal Server são bem menos exigentes quanto a memória RAM, porque o processamento é no servidor. Monitor e placa de vídeo tem que suportar a resolução mínima da interface gráfica do sistema de informação.



18 - Discuta a funcionalidade e a importância de dois dispositivos de entrada e dois dispositivos de saída.


Dispositivos de Entrada: Leitor de código de barras (Scanner de mão) a informação entra de forma mais ágil, pois dispensa a digitação da informação, permitindo consultas rápidas; Leitor de Cartão Magnético permite acessar, ler e alterar as informações do cartão magnético.

Dispositivos de Saída: Datashow permite a visualização e projeção das informações e animações do computador para grandes telas, de forma que várias pessoas recebam a informação ao mesmo tempo, mais utilizada em palestras e apresentações; Impressora transfere as informações do computador para uma mídia mais barata, leve, portátil e que retém informação por longos períodos.



19 – Discuta a capacidade e a portabilidade do armazenamento secundário.


Armazenamento Secundário: É uma mídia que pode ser transportada, porem quanto mais portátil é o armazenamento secundário, menos capacidade de informação ele tem.



20 – Quais as características dos dois Sistemas Operacionais mais populares?

O Windows é um Sistema Operacional em que é caracterizado por ser um Software proprietário, ou seja, o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licença de uso.

Já o LINUX é um Sistema Operacional em que a licença de uso é livre e todos que têm conhecimento de programação podem contribuir para a evolução e aperfeiçoamento do mesmo.



21 – Pesquise os seguintes termos associados ao Software: OLÉ, groupware, software proprietário.


OLE - é a interligação e incorporação de objetos. Com a OLE é possível criar uma ligação dinâmica entre o documento de origem e o documento de destino, de modo que as alterações do documento de origem se reflitam automaticamente sobre o documento de destino.

Groupware - Nome pelo qual são conhecidos, em conjunto, os programas aplicativos cujo objetivo é aumentar a cooperação e a produtividade de pequenos grupos de trabalho. É um conjunto de software que integra o grupo de trabalho.

Software proprietário - ë quando o código fonte não é aberto, e geralmente tem que pagar a licensa de uso.



22 – Quais as características das linguagens de ultima geração?


Elas têm GUI (Grafic User Interface) - permite misturar códigos de programa com interfaces gráficas, que podem responder a eventos realizados pelo usuário como um click de um mouse ou mudança de foco de campo, para que não se tenha que decorar comandos. Tem recursos de orientação a objetos, podendo ter orientação a eventos, permite desenvolver interfaces para Web, com reaproveitamento de códigos fontes.


Nenhum comentário: