quinta-feira, 26 de junho de 2008

O PODER DE INFLUÊNCIA DO LÍDER EM UM GRUPO ORGANIZACIONAL

TÍTULO DO PROJETO


O poder de influência do líder em um grupo organizacional.



RESUMO


As pessoas por sua natureza, dificilmente mudam de decisão ou dificilmente aceitam mudanças pelo fato de temerem o desconhecido. Assim também acontece nos grupos organizacionais e problemas como estes são freqüentes nas empresas. Diante disso, a pesquisa objetiva levantar técnicas de poder de influência para otimizar o desempenho das organizações.



PALAVRAS-CHAVE


Gestão de pessoas – Persuasão – Poder de influência – Carisma – Liderança



  1. INTRODUÇÃO



    1. TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA


Segundo Maximiano (2004, p.288) “A liderança é um dos papéis dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo de motivação, em uma situação de mútua dependência entre líder e liderados. O líder precisa dos liderados para realizar metas e vice-versa. Só há liderança quando há liderados, que seguem o líder, ou aceitam sua influência, por algum motivo. O motivo dos liderados é a identidade de interesses entre suas necessidades, valores e aspirações e as proposições do líder. Se quiser desenvolver suas competências como líder, você deve entender as motivações das pessoas que pretende liderar.”


A liderança só existe quando líderes influenciam seus seguidores a realizar determinados objetivos. O segredo do líder está na forma como ele enxerga e trabalha os objetivos tanto seus quanto dos liderados.


Considerando que liderança é o uso da influência não coercitiva, ou seja, não reprimida, para dirigir as atividades de um grupo e leva-los à realização de seus próprios objetivos, torna-se oportuno a seguinte pergunta de pesquisa:


Como um líder pode fazer com que as pessoas pensem de seu modo em um grupo organizacional?


Muitos líderes importantes ao longo da história antiga e moderna apresentam características como a competência intrapessoal, determinação, realização, responsabilidade, conhecimento e crescimento. Durante ao longo dos anos, povos e nações, ao tomar decisões críticas, definiriam seus sucessos ou seus fracassos na história. Logicamente que por trás desses povos, existiram grandes líderes que tinham o poder de influenciar a massa a fazerem o que determinavam, podendo tomar como exemplo Jesus Cristo e os profetas para os hebreus, Napoleão para os franceses, Lênin para os russos, John Kennedy para os americanos, Adolf Hitler para os alemães, Padre Cícero no Brasil para os cearenses, etc.


Líderes influentes usam e usaram armas importantes como o carisma, que foi difundido na sociologia por Weber, que tem o poder de influenciar ou determinar o comportamento de outras pessoas sem o uso da força física. Além do carisma, existem outras armas como a persuasão que é um recurso da retórica.


De acordo com Radames Manosso, produtor de conteúdos educacionais pela internet, persuasão é o discurso que influencia as pessoas por meios de recursos psicológicos. Esses recursos dividem-se em três: convencer, comover e agradar.


Sergio Gregório (www.ceismael.com.br) define o convencer como persuadir através de provas lógicas, em que estas provas, sendo indutivas (exemplo) ou dedutivas (argumentos), possuem forças próprias e convençam por si, sem o uso da exploração psicológica. O comover é persuadir suscitando paixões, mobilizando provas subjetivas e morais. O agradar é persuadir através de deleite do encantamento, da sedução, do domínio afetivo.


Outro fator importante no poder de influência é o recurso da repetição, muito usado na publicidade. A repetição tem a incumbência de estimular o desejo de cada pessoa. Para isso, utiliza-se da teoria do reflexo condicionado, slogan que facilmente penetram nas mentes, etc.


A empatia também e outro recurso que define caminhos para influenciar o grupo. Ao colocar-se no lugar da pessoa a ser influenciada, deve-se procurar descobrir o que esta gostaria de ouvir. Portanto, é necessário que no discurso ou nos atos, sejam de acordo com o que desperte interesse. Dessa forma, o grupo pode sentir-se importante e aceitar o proposto com mais facilidade.


Esses recursos são usados de acordo com cada perfil de grupo, ou seja, dependendo das pessoas, de seu grau de conhecimento, da região em que mora, da cultura e demais fatores, é que decide-se o que usar. Aos racionais, o melhor seria a argumentação, aos emotivos, a persuasão, mas no geral a persuasão domina.


Um líder ao compreender os recursos propostos, dispõe de ferramentas fundamentais para influenciar um grupo organizacional.



    1. OBJETIVOS


      1. OBJETIVO GERAL


Buscar soluções para influenciar o grupo otimizando o desempenho da organização.



      1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  1. Verificar as técnicas para aperfeiçoar o poder de influência.

  2. Diferenciar os recursos para determinados perfis de pessoas, utilizando o método de acordo com cada tipo de grupo.

  3. Exemplificar como líderes influentes trazem a alta performance para as organizações.



    1. JUSTIFICATIVAS


Geralmente as pessoas têm uma determinada resistência à mudanças, pelo fato dos homens temerem o desconhecido. Problemas como estes são enfrentados freqüentemente nas organizações.


O poder de influência de um líder é justificável para a organização obter melhores resultados, cabendo frisar que esse poder pode ser usado para o benefício de todos no grupo ou para o benefício de poucos.



  1. METODOLOGIA



    1. HIPÓTESE OU PERGUNTA DE PESQUISA


Primeiramente foi escolhido um tema de pesquisa que diante de vários apresentados pela equipe do projeto, o tema escolhido foi o que mais despertou interesse de buscar uma resposta para a pergunta de pesquisa elaborada: Como um líder pode fazer com que as pessoas pensem de seu modo em um grupo organizacional?


Este tema foi escolhido por diversos fatores propostos na equipe do projeto. O principal motivo foi pelo fato de buscar uma pergunta que despertasse interesse de leitura do mesmo pela comunidade acadêmica, uma vez que muitos projetos deixam de ser lidos por não trazerem temas que despertem o interesse de todos e sim temas específicos e restritos a apenas uma parte da comunidade.



    1. DELINEAMENTO DA PESQUISA


Pretende-se fazer uma pesquisa bibliográfica, analisando na história líderes influentes que fizeram sucessos em suas respectivas épocas. Aspira-se também fazer estudo de caso e comparativo de caso por meio de revistas e internet sobre técnicas mais utilizadas atualmente nas empresas para influenciar o comportamento e o desempenho de grupos organizacionais, apresentando um caráter fenomenológico de pesquisa.


    1. COLETA DE DADOS


A princípio aspira-se em não fazer questionários pré-determinados ou estruturados, nem entrevistas, por não se tratar de pesquisa com enfoque positivista e pelo fato de procurar desenvolver uma pesquisa de caráter diferenciado das apresentadas atualmente.


Pretende-se coletar dados através de jornais e revistas e internet, conforme proposto no item 2.2.



    1. ANÁLISE DE DADOS


Os dados serão avaliados por meio de análise de conteúdo dos jornais, revistas e sites pesquisados.



  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração. 6 ed. Ver e ampl. São Paulo: Atlas, 2004.


CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. 51 ed brasileira, revista. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003.




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