quinta-feira, 26 de junho de 2008

Introdução a Psicologia

RESUMO: BOCK, A. M. Psicologia – uma introdução ao estudo de Psicologia. 13.ed. São Paulo: Saraiva, 2002. “A psicologia como profissão”


Senso comum é a psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral. É o conhecimento que acumulado do nosso dia a dia, intuitivo, de tentativas e de erros. O senso comum, apropria de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano, misturando e reciclando esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo a visão de mundo.

Somente este tipo de conhecimento é insuficiente para as exigências do desenvolvimento humano. Além do senso comum e ciência existem o conhecimento da filosofia e religioso.


A psicologia cientifica:

Ciência: compõe de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de um linguagem precisa e rigorosa. Estes, devem ser obtidos de maneira programática, sistemática e controlada. A ciência aspira a objetividade, suas conclusões devem ser passiveis de verificação e isentas de emoção.

O objeto de estudo da psicologia é o homem, porém o objeto específico da psicologia é bem diversificado. É estudado o comportamento humano, o inconsciente, consciência humana, personalidade, etc. No momento não existe uma psicologia, mas ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.

A psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.

Alguns dos desconhecimentos da psicologia sobre o homem têm levado os psicólogos a buscarem respostas em outros campos do saber humano. Com isso, algumas práticas não-psicológicas têm sido associadas às práticas psicológicas, tais como adivinhatórias e místicas.

Estas não são práticas psicológicas, pois, não são construídas no campo da Ciência, estando em oposição aos princípios da psicologia, as práticas místicas há concepção do destino, de forcas que não estão no campo humano e do mundo material.

Nenhum comentário: