quinta-feira, 26 de junho de 2008

Teorias da Administração

Resumo: MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004. “ Teoria da Administração” (p. 47 a 95).


Uma teoria consiste num conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática e também princípios e doutrinas que orientam a ação dos administradores e técnicas que são proposições para resolver problemas práticos. As teorias modernas da administração organizam-se em escolas:

  1. Escola Clássica

    • Taylor e o movimento da administração cientifica

    • Hnry Ford e a linha de montagem

    • Fayol e o processo de administração

  2. Escola comportamental

  3. Pensamento sistêmico


Idéias precursoras da Teoria da Administração:


Grandes projetos do oriente

Organizações militares

Grécia

Roma

Renascimento

Revolução Industrial

Desde 4000 a.C.

Desde 3500 a.C

500 a.C

VII e IV a.C.

Sec.XVI

Sec.XVIII

Adm. De projetos e engenharia: cidades, piramides,etc.

Organização, disciplina, hierarquia, logística, formação de recursos humanos.

Democracia, ética, qualidade, modelo científico.

Adm. De Império, multinacional, formação de executivos.

Retomada de valores humanistas, grandes empresas de comércio, Maquiavel, invenção da contabilidade.

Invenção das fábricas, sindicatos, administração como disciplina.


Taylor e a Administração Científica:

O início do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas, econômicas e sociais. Época em que surgiram e cresceram empresas para fornecer produtos em grandes quantidades. Daí nasceu a necessidade de estudar formas de lidar com enormes quantidades de recursos humanos e materiais de todos os tipos.

Uma das preocupações marcantes dos administradores da época era a eficiência dos processos de fabricação e foi Frederick Taylor que promoveu o movimento da administração científica que procurava aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho, para evitar desperdício e promover a prosperidade. A eficiência por sua vez, dependeria do redesenho do trabalho para criar métodos de produção para não produzir por indução ou palpites e dessa forma, começar a avaliar o desempenho dos empregados.

As técnicas de Taylor (1903) compreendiam em quatro princípios:

  1. Pagar salários altos e ter baixos custos de produção.

  2. Aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

  3. Seleção científica dos empregados.

  4. Garantir o ambiente psicológico favorável para a aplicação dos princípios.


Taylor fazia os estudos e cronometrava os movimentos dos trabalhadores, para avaliar o desempenho. Usava o sistema de pagamento por produção, fazia os rendimentos do trabalhador de acordo com seu rendimento, aumentando expressivamente a eficiência, criando uma revolução mental, ao encarar o trabalho e as responsabilidades em relação à empresa e os colegas. Segundo a teoria, a produtividade resultava da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Paralelamente, foi Henry Ford quem elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa (fabricação dos produtos padrões em grande quantidade, com trabalhador especializado): linha de montagem.

A grande aceitação dos princípios da administração cientifica e da linha de montagem é responsável pela notável expansão da atividade industrial em todo o mundo.

De acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos, que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Ele atribuiu um sistema de administração, uma idéia que se dividia em três partes:

  1. A Administração é uma função distinta das demais funções.

  2. A Administração é um processo de planejamento, organização, coordenação e controle.

  3. O sistema de administração pode ser ensinado e aprendido.


O papel do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definirem diretrizes e atribuir responsabilidades, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar seja uma seqüência lógica. E também tem a função de combater o excesso de regulamentos e a burocracia e a papelada.

Fayol completa sua teoria com quatorze princípios: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação, remuneração pessoal, centralização, cadeia de comando ou hierarquia, ordem, equidade, estabilidade pessoal e espírito de equipe.

Fayol cuidou da administração do trabalho e Taylor cuidou do trabalho da Administração.

Burocracia indica uma forma de organização que se baseia na racionalidade das leis. Para Max Weber, que estudou a burocracia na década de 20, o comportamento das pessoas são regidas por leis e normas. Ele descreveu as organizações burocráticas como máquinas totalmente impessoais que funcionou de acordo com regras que ele chamou de racionais, que dependem de lógica e não de interesses pessoais. Segundo Weber, a administração burocrática é a forma mais racional de exercer a dominação. A organização burocrática possibilita o exercício da autoridade e a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança.

Nas proposições Taylor, Fayol e Weber, a preocupação básica é o desempenho dos recursos e processos, as pessoas são colocadas em segundo plano, consideradas apenas como recursos de produção, tendo como prioridade a eficiência da produção. O enfoque comportamental abrange duas teorias: uma sobre o estudos das pessoas como individuo (conhecimentos, habilidades, traços da personalidade) e a outra como membros de grupos (motivação, liderança, dinâmica de grupo, comunicação, cultura). Da experiência de Hawthorne nasceu a escola das relações humanas, realizado ente 1927 a 1933. os pesquisadores de Hawthorne perceberam que não havia qualquer relação entre ambiente e produtividade. Mayo e seus pesquisadores interpretaram os resultados e com as conclusões criaram uma nova filosofia de administração. As conclusões mais importantes são:

  • Qualidade do tratamento influencia o desempenho

  • O sistema social formado pelos grupos determina o resultado do indivíduo que é mais leal ao grupo que a administração.

  • Os supervisores deveriam fazer o papel de intermediários entre os grupos e os administradores.

  • Inicio da filosofia das relações humanas


Pensamento sistêmico é a idéia de elementos que interagem e formam conjuntos para realizar objetivos. Um dos mais importantes criadores do enfoque sistêmico. Um dos mais importantes criadores deste pensamento foi Bertalanfly (1930), que teve duas idéias básicas:

  1. A realidade é feita de sistemas feitos de elementos interdependentes.

  2. Para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações.

Portanto, de acordo com Bertalanfly, a teoria dos sistemas é a reorientação do pensamento e da visão do mundo a partir da introdução dos sistemas como um novo paradigma cientifico, que contrasta o analítico, mecanístico e linear, causa e efeito da ciência clássica.

Qualquer sistema pode ser representado como conjunto de elementos ou componentes interdependentes que se organizam em entradas, processo e saída.



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