quinta-feira, 26 de junho de 2008

Questões de TI (3)

Questionário de Revisão de STIO – Prova 3


33. O texto estudado (a) apresenta uma abordagem dos SI que integra organização-administração-tecnologia e (b) considera que as empresa têm dois problemas a resolver: (i) gerenciar as forças e grupos internos e (ii) lidar com seu ambiente geral. Monte um quadro para explicar como, no contexto dos SI, cada um dos 3 componentes de (a) pode atuar para resolver os 2 problemas listados em (b).


Uma empresa gera produtos ou serviços com o intuito de gerar lucros. Para tal objetivo, as organizações têm utilizado a tecnologia para facilitar os processos operacionais e estratégicos. Através dos Sistemas de Informações as empresas utilizam menos recursos para atingirem a mesma ou até uma maior quantidade de trabalho. Toda empresa tem dois problemas genéricos como citado na questão. No contexto dos SI, a tecnologia pode ajudar a solucionar problemas como integrar as áreas funcionais e os níveis hierárquicos, de modo que as informações sejam compartilhadas e as funções organizacionais não operem independentes umas das outras.



34. Explique o que é a “visão da organização através dos processos empresariais” . Porque os bancos de dados são fundamentais para sua implantação? E as redes de computadores?


A visão da organização é como a empresa interpreta suas atividades inter-relacionadas em diversas áreas funcionais através dos processos empresariais que refletem as maneiras específicas pelas quais a organização coordena o trabalho, a informação e o conhecimento para produzir um produto ou serviço de valor, estimulando a eficiência e a competitividade por ser orientada ao cliente e à ação. Os bancos de dados são fundamentais porque os Procedimentos Operacionais Padrão criam regras e procedimentos padronizados que acabam necessitando de um SI de forma a organizar as informações. Assim como as redes de computadores que compartilham essas informações ou integram-na com todas as áreas funcionais..



35. Explique a proposta do sistema de produção ”just-in-time” e como os SI podem efetivamente apoiar sua implantação, considerando a abordagem que integra organização-administração-tecnologia.


O sistema de produção just in time significa trabalhar com o mínimo de estoques possível gerando economia de recursos. Os SIs podem apoiar a implantação da produção just in time integrando diversos sistemas de automação informatizados, utilizando computadores e tecnologia da comunicação para integrar as informações de estoques, vendas e produção, ligando o fornecedor ao cliente através de outros sub-sistemas de modo a compartilhar estas informações.



36. Porquê, além da remessa, a UPS apresenta várias opções de rastreamento de encomendas?


Para que o cliente possa ter um maior controle sobre o andamento da entrega das encomendas aprimorando assim o atendimento aos clientes, reduzindo custo simplificando e alinhando as operações da UPS.



37. Liste as tecnologias empregadas pela UPS?


A Tecnologia que dá apoio ao sistema da UPS consiste em computadores de mão, leitores de códigos de barras, redes de comunicação com fio e sem fio, computadores comuns, o computador central da UPS, tecnologia de armazenagem de dados relativos às encomendas, software interno e de rastreamento da UPS e software de acesso à Web.



38. Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia empresarial da UPS?


O resultado é uma solução de SI para o desafio da empresa, que é proporcionar alto nível de serviço com preços baixos diante da acirrada concorrência.



39. O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis (avalie a estratégia de investimentos em tecnologia da UPS)?


A UPS com certeza não seria a maior empresa de encomendas como ela é atualmente. O diferencial dela em relação as demais é a informação das encomendas em tempo recorde, através do monitoramento e rastreamento das encomendas, criando uma boa impressão e uma imagem de confiança e credibilidade para o cliente. A agilidade na entrega não é o diferencial diante da concorrência que atua no mesmo ramo, mas sim o acesso as informações que o cliente tem de suas encomendas.



40. Avalie a estratégia da UPS em subsidiar sua tecnologia.


Ao subsidiar sua tecnologia a empresa pode obter os resultados do investimento mais rapidamente do que terceirizar o processo de desenvolvimento de nova tecnologia. Com a adoção de novas tecnologias, a empresa consegue se sobressair em relação à concorrência de forma a ser um diferencial para a escolha do cliente.



41. Como é possível distinguir um SPT dos demais SI em uma organização?


Um SI é um sistema, automatizado ou manual, que compreenda pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário. Um SPT também é um SI que registra e processa transações, gerando e transmitindo documentos e relatórios. Um SPT dá apoio e monitoração às negociações e geração e armazenamento de dados relacionados à entrada, processamento e saída.



42. Suponha que em uma empresa tenha-se decidido pela informatização através de um SPT. Quais seriam os requisitos fundamentais?


Entrada de dados: é necessário mecanismos de captação como scanners, PDV, códigos de barras, digitação de dados.

Processamento e armazenamento de dados: necessários servidores e computadores com memória e capacidade de armazenamento de informações eficaz suficiente para a grande quantidade de entrada e saída de transações, para a captação eficiente dos dados.

Saída de dados: para a produção de documentos, registros e relatórios, impressoras ou outros dispositivos de saída de acordo com a necessidade e a empresa.



43. Embora a base de dados de um SPT apresente alto potencial de problemas relacionados com segurança, pode também contribuir para o planejamento estratégico de uma empresa. Comente.


O SPT é vunerável em relação à segurança do acesso e manipulações das informações, no entanto, os SPTs dão suporte mais frequentemente à eficiência da organização, assegurando que as tarefas rotineiras sejam bem feitas, proporcionando maior qualidade e produtos melhores, atendimento superior aos clientes, melhor gerenciamento da informação, aperfeiçoamento de previsões e planejamento.



44. Reveja as características gerais dos SPTs e analise a planilha do Sr. Nicola frente a estas características.


A planilha do Sr Nicola é um sistema simples de SPT, pois existe a entrada de dados, com os pedidos, o processamento e a saída que seria relatórios de recebimentos, pedidos, faturamento, dentre outros.

Nenhum comentário: