quinta-feira, 26 de junho de 2008

Sociologia

1) Explique o que é capital?

Capital é uma relação social em que o trabalhador é separado dos seus meios de trabalho tornando-se então, proletário. Os meios de trabalho tornaram-se meios de acumulação ampliada, através da exploração do trabalhador assalariado. O único objetivo do capital é o lucro, em que o dono do dinheiro e dos meios de produção, contrata os serviços do trabalhador proletário para produzir mercadorias pagando um salário ao trabalhador para transformar em meios de vida. Tudo isso leva à generalização da economia de mercado, a medida que o trabalhador é assalariado, ele passa a comprar seus meios de vida, porque o trabalho dele é transformado em capital. Tudo o que é produzido passa a ser vendido (mercadorias), se repetindo permanentemente numa escala cada vez mais ampliada.


2) Explique o segredo da acumulação primitiva.

Acumulação primitiva é o processo histórico que dissocia o trabalhador dos meios de produção. É considerada primitiva porque constitui a pré-história do capital e do modo de produção capitalista. A base de todo o processo constitui a expropriação do produtor rural, sobretudo, a separação dos homens de seus meios de subsistência e lançados ao mercado de trabalho como proletariados sem direitos. Nas cidades, o processo só começa quando a expropriação no campo está bem avançada, fazendo com que os proletários que foram lançados sem direitos, estejam em grande massa vagando, obrigando estes a se assalariarem, trabalhando nas manufaturas que foram surgindo, extinguindo as oficinas de artesãos na medida em que as técnicas para aumentar o capital foram sendo desenvolvidas nas manufaturas.


3) Discorra sobre a manufatura heterogênea e a orgânica:

A manufatura heterogênea é o processo de produção que faz com que juntem numa mesma oficina diversos trabalhadores com trabalhos diferentes e específicos independentes entre si. No entanto, alguns processos nem sempre são feitos na própria manufatura. O fracionamento da produção em processos heterogêneos pouco permite o emprego do instrumental evitando assim as despesas para o capitalista. Consiste, portanto, o emprego de máquinas diversas para produzir diversas peças, como é o caso do relógio, por exemplo. A fase da manufatura orgânica produz artigos que percorrem fases de produção associadas, com processos gradativos, em que cada trabalhador realiza uma tarefa específica, reduzindo assim, o tempo gasto ao passar de um estágio para outro, em que a matéria-prima se encontra ao mesmo tempo em todas as fases de produção, a organização deixa o trabalhador aprisionado a uma única fração de ofício. Consiste em uma máquina para produzir uma peça, como é o caso da agulha.


4) Explique o processo de expropriação dos camponeses.

O florescimento da manufatura de lã e seu alto preço e também o surgimento da produção capitalista, impulsionaram a expropriação dos camponeses. A velha nobreza foi devorada pelas guerras e para a nova nobreza o dinheiro era o poder dos poderes e se preocuparam em transformar as lavouras em pastagens de criação de ovelhas para lucrar com a lã. No século XVI a Igreja Católica era proprietária feudal de grande parte das terras inglesas. Com a Reforma, as terras da Igreja foram sacadas e doadas à corte que apoiava o rei ou vendidos a preços baixos a especuladores, agricultores ou burgueses que expulsaram os velhos moradores e fundiram seus sítios. Os ex-proprietários de terra e os arrendatários foram rebaixados a jornaleiros e assalariados tornando mais difícil ganhar a vida, em que os salários eram muito baixos bastando apenas para comer.


5) Como se desenvolveu a divisão do trabalho na manufatura e na sociedade?

A divisão do trabalho é a diferenciação dos grandes ramos (indústrias, comércios) em espécies e variedades de divisão do trabalho em particular (sexo, idade). A divisão do trabalho social surge através da troca entre ramos de produção que são originalmente diversos e independentes entre si. Mas quando a divisão do trabalho constitui o ponto de partida, os órgãos particulares se desprendem sob a influência das trocas de mercadorias, tendo como fundamento a separação entre a cidade e o campo. A divisão do trabalho na sociedade se processa através da compra e venda dos produtos dos diferentes ramos de trabalho, a conexão, dentro da manufatura, dos trabalhos parciais se realiza através da venda de diferentes forças de trabalho coletiva.


6) Explique o processo de proletarização dos camponeses e sua relação com a produção capitalista.

O roubo dos bens da igreja, a alienação fraudulenta das terras do estado e o roubo das terras comuns e a transformação da propriedade feudal e do clã em propriedade privada, com violência, resultam a acumulação primitiva. Conquistaram e incorporaram as terras ao capital, proporcionando a indústria nas cidades, oferecendo proletários sem direitos, para trabalhar nas manufaturas que foram surgindo a produção capitalista. Na produção capitalista o dono do dinheiro e dos meios de produção, no intuito de aumentar seu dinheiro, contrata a mão de obra do trabalhador proletário, para produzir mercadorias, e o trabalhador vende sua força de trabalho no intuito de receber salários para comprar seus meios de vida.


7) A especialização na manufatura trouxe benefícios aos trabalhadores? Explique o porquê.

A especialização na manufatura foi benéfica ao aumento da produtividade, mas para os trabalhadores não foi, pelo fato deste ter sua profissão limitada. Antes ele produzia determinada mercadoria em um todo, agora ele produz apenas uma parte.


8) Como se originou a manufatura?

A manufatura nasce de dois modos: quando são concentradas numa oficina sob o comando do mesmo capitalista, diversos trabalhadores de especializações diferentes onde um produto para ser fabricado deve passar nas mãos destes até ser finalizado, ou a manufatura pode ter origem oposta, o mesmo capital reúne diversos trabalhadores que fazem a mesma espécie de trabalho, e posteriormente, de forma acidental, acabam por dividir o trabalho, devido à circunstancias externas. Portanto, a manufatura ora introduz a divisão do trabalho num processo de produção ou a aperfeiçoa, ora combina ofícios anteriormente distintos. Indiferente do seu ponto de partida, seu resultado final é um mecanismo de produção cujos órgãos são seres humanos.


9) Qual a relação entre a mais valia e a divisão do trabalho para a reprodução ampliada do capital?

A divisão manufatureira do trabalho é o meio de produzir com a mesma quantidade de trabalho mais mercadorias, barateando-as e apresentando assim a acumulação do capital. A acumulação de capital se faz com a redução do tempo de trabalho para fabricar determinado produto e a simultânea ampliação do tempo de trabalho excedente, constituindo a mais valia, que se transformará em lucro para o capital.


10) Qual o impacto da maquinaria sobre a vida do trabalhador?

Para trabalhar com máquinas o trabalhador tem de começar sua aprendizagem muito cedo, a fim de adaptar seu próprio movimento ao movimento autômato, descartando a necessidade de anexar um trabalhador permanentemente na mesma função. A especialização de manejar uma ferramenta parcial a vida inteira, se transforma na especialização de servir sempre a uma máquina parcial, tornando o trabalhador uma parte de uma máquina parcial. Na manufatura o trabalhador serve a ferramenta, na fábrica, serve à maquina.


11) Explique o processo que levou a substituição da manufatura pela maquinaria.



Da questão 12 até a 14, explique o significado das seguintes frases:

12) “Na manufatura e no artesanato, o trabalhador se serve da ferramenta; na fábrica serve à maquina” (p.483).

Na manufatura, a ferramenta surgiu para auxiliar o homem em tarefas específicas, sendo cada ferramenta determinada para cada função exclusiva de cada trabalhador. O trabalhador que dominava seu instrumento para produzir. A máquina-ferramenta surgiu imitando o instrumento do artesão a fim de aumentar a produtividade, numa combinação de instrumentos simples, a conseqüência disso é que a maquinaria acabou empregando o trabalhador e não o trabalhador empregando o instrumento de trabalho. Já para o capital, o surgimento da maquinaria favoreceu o aumento da produtividade.


13) “O instrumental de trabalho ao converter-se em maquinaria, exige a substituição da força humana por forças naturais e da rotina empírica pela aplicação consciente da ciência” (p. 439)

As máquinas por terem tamanhos ciclópicos imitando as ferramentas dos artesãos, eram muito pesadas sendo impossível ser utilizada a força humana, passando assim a utilizar a força da natureza como a água e o vento. Antes cada ferramenta era fabricada de acordo com a necessidade específica de cada função do trabalhador, depois a máquina passou a ser desenvolvida com um determinado caráter técnico ao reproduzir os movimentos das ferramentas, fazendo com que houvesse um aumento na produtividade.


14) “Na manufatura, cada operação parcial tende ser executada manualmente pelos operários, trabalhando isolados ou em grupos, com suas ferramentas. (...) na produção mecanizada desaparece esse princípio subjetivo da divisão do trabalho” (p. 433)

Para trabalhar com máquinas o trabalhador tem de começar sua aprendizagem muito cedo, a fim de adaptar seu próprio movimento ao movimento autômato, descartando a necessidade de anexar um trabalhador permanentemente na mesma função.


15) Explique a contribuição de Taylor para o aumento da produtividade na produção manufatureira.

A contribuição de Taylor para aumentar a produtividade foi conseguir eliminar o tempo morto, controlando os movimentos sob disciplina militar e rígida fiscalização no trabalhador. Isso significa o fim da atividade intelectual do trabalhador na manufatura, pois o conhecimento para o trabalhador era descartado, porque quem obtinha o conhecimento e determinava as funções agora era a gerência.


16) Explique a contribuição de Ford para o aumento da produtividade na produção industrial.

Ford concentrou em um mesmo local todas as etapas para produzir um produto, sendo que antes cada etapa era dividida e produzida em locais diferentes e muitas vezes distantes uns dos outros. A outra grande contribuição foi fazer com que a peça chegasse ao trabalhador por meio de esteiras ou trilhos (transportadora mecânica) até o seu acabamento.

Nenhum comentário: